Como envelhecer alumínio endurecido

O alumínio é usado em esculturas variadas

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Escultores e pessoas que trabalham com ferro, normalmente, querem que o metal tenha uma aparência antiga. Para envelhecer metais rapidamente, você pode acelerar o processo natural de degradação da superfície atrás da exposição à água e ao ar. Ainda mais, para dar um efeito noturno no envelhecimento do alumínio endurecido, o acabamento deve ser escurecido. Diferente dos outros metais que podem ser escurecidos com uma mistura de compostos químicos caseiros, você deve usar um escurecedor químico comercial para envelhecer o alumínio endurecido.

Step 1

Encharque o pano com o solvente para limpar o alumínio. Assegure-se que o solvente escolhido não deixe resíduos. Exemplos de solvente incluem álcool, acetona e tíner de verniz.

Step 2

Friccione a superfície, se houver descoloração de oxidação no alumínio. Use uma escova abrasiva ou esponja.

Step 3

Aplique uma camada fina e bem espalhada de escurecedor químico de acordo com as instruções dadas pela marca. Tratamentos químicos como esse podem, geralmente, ser aplicados usando um pano ou esfregão. Use uma garrafa em spray para aplicar o químico em superfícies de alumínio maiores.

Step 4

Monitore a reação química que ocorrer na superfície do alumínio. Aplique uma segunda demão de escurecedor depois que a reação da primeira demão tiver desacelerado. Continue reaplicando camadas de químico até que uma forma uniforme de envelhecimento apareça no alumínio.

Step 5

Misture um galão de água e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um balde. Afunde a esponja na mistura. Lave, gentilmente, o químico com a esponja. Enxágue a esponja em água limpa, quando necessário. Esse passo ajuda a neutralizar a reação química no alumínio.

Step 6

Use um secador de cabelo, na opção de ar quente, para secar a superfície do alumínio.

eHow Brasil
×