Como escurecer botas de couro com azeite de oliva

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

As botas de couro podem transformar um visual sem graça em uma afirmação da moda, mas elas requerem cuidados especiais. Alguns couros de alta-qualidade são rígidos e claros, até que sejam gastos. Couro antigo pode desbotar, exibindo sinais de desgaste e perder um pouco de sua cor. Escurecer couro com azeite de oliva é um modo simples e barato de alterar a cor dele, além de condicioná-lo e amaciá-lo.

Passo 1

Faça um teste em uma parte escondida da bota, como a parte interna do salto. Alguns couros não reagem bem ao escurecimento, ou o azeite pode escurecer sua bota mais do que o desejado. Simplesmente adicione um pouco de azeite para testar a área e deixe secar por 24 horas. Caso goste dos resultados, escureça o resto da bota com o azeite.

Passo 2

Derrame uma colher de sopa em uma toalhinha e esfregue-a em suas botas, começando na ponta e seguindo para cima. Adicione outra colher de azeite na toalhinha caso o efeito comece a diminuir. Muito azeite pode escurecer a bota rápido demais ou deixá-la grudenta.

Passo 3

Deixe que o azeite seque por 24 horas. Caso o resultado não seja escuro o suficiente, reaplique até alcançar o tom desejado. Suas botas não precisam de mais cuidados para manter o efeito, mas tratá-las com condicionador de couro garantirá que elas continuem em bom estado e não rachem.

Mais recentes

×