×
Loading ...

Como espantar pombos e gaivotas de prédios

Pássaros como pombos e gaivotas são lindos e divertidos para os seus filhos alimentarem, e possuem funções necessárias no meio ambiente. Para muitos donos de casas, proprietários de empresas e síndicos de prédios, esses pássaros também causam danos aos telhados, apresentam riscos à saúde, destroem plantas ao redor de prédios e arruínam a estética dos mesmos por causa de seus ninhos e excremento. Matá-los não é uma opção viável e é ilegal em muitos lugares, então a melhor forma de removê-los dos prédios é instalar uma variedade de sistemas de proteção e de dissuasão.

Instruções

Siga alguns passos para manter as gaivotas e os pombos longe do seu prédio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Veja onde os pássaros se alojam, fazem ninhos e passam tempo no prédio. Descubra os principais horários do dia em que eles chegam e passam tempo. Procure por áreas de nidificação, zonas de chegada e partida e onde existem as maiores quantidades de fezes.

    Loading...
  2. Decida de que formas de proteção e dissuasores você precisa. Se você tiver toldos grandes abertos, meça todos antes de comprar malha de arame. Localize todas as aberturas do prédio com mais de 1 cm onde os pássaros se alojam e passam a maior parte do tempo. Meça os cumes e as bordas do telhado se quiser instalar espetos antipombos.

  3. Anote todos os tamanhos e os formatos das aberturas para saber quanto material será necessário.

  4. Vá à loja de ferragens local e compre todas as malhas de arame, as estacas, as superfícies refletoras e outras coisas necessárias.

  5. Grampeie malha de arame por cima de todos os toldos abertos e todas as outras aberturas que os pássaros usarem.

  6. Amarre linha de pesca a itens refletores (CDs velhos ou fita refletiva) e pregue-os em estacas de madeira. As estacas podem ser pontudas ou achatadas e servem apenas como suportes para os dispositivos refletores.

  7. Instale as quatro estacas de madeira nos cantos do prédio. Alguns prédios maiores precisarão de mais de quatro estacas. Não coloque-as diretamente no telhado, pois podem causar vazamentos. Pregue-as ou pendure-as com tiras de metal e parafusos à fachada do prédio. Pendure também itens refletores em chaminés, saídas de ar ou outras estruturas altas no telhado, como antenas, para ajudar a deter os pássaros. Você também pode usar ventoinhas ou espetos antipombos presos às estacas para adicionar itens extras em movimento. Alguns espetos são feitos de metal, mas as estacas de madeira são mais baratas e fáceis de pendurar os outros itens.

  8. Se o problema for grave, instale espetos anti-pombos ao longo dos cumes e das bordas do telhado. Esses espetos costumam vir em comprimentos de 60 cm a 1,50 m. Os espetos em si parecem os espinhos de um porco-espinho e possuem uma altura de 7 cm a 30 cm, dependendo do tipo. Eles vêm com um kit de instalação e devem ser instalados na fachada ou nas sarjetas do seu prédio.

Loading...

Dicas

  • Se você não quiser gastar dinheiro em malha de arame e fita refletiva, malhas de plástico e CDs velhos também funcionam.
  • Certifique-se de que qualquer refletor ou outro dispositivo dissuasor preso a chaminés e outras superfícies aguente ventos fortes.
  • Você também pode adicionar dispositivos de áudio com sensor de movimento se o problema não melhorar. Esses dispositivos funcionam da mesma forma que as lâmpadas com sensor de movimento. Leia e siga todas as instruções para garantir que funcionem corretamente.

Aviso

  • Não trabalhe no seu telhado se não se sentir confortável com alturas ou tiver problemas físicos para subir uma escada; isso pode levar a danos corporais. Peça a ajuda de um profissional.
  • Não utilize dissuasores químicos; muitos podem matar plantas e envenenar os pássaros, outros animais na sua área e a água subterrânea.
  • Use luvas e outras roupas de proteção para se proteger contra lesões.

O que você precisa

  • Malha de arame
  • Itens refletores
  • Estacas de madeira
  • Linha de pesca
  • Pistola de grampo
  • Espetos antipombos
  • Fita métrica
  • Alicate para arame

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...