O que esperar após uma biópsia de próstata

••• Keith Brofsky/Valueline/Getty Images

A American Urologic Association recomenda que a maioria dos homens comece a fazer examaes para câncer de próstata a partir dos 50 anos. Anormalidades nos testes podem justificar uma biópsia. Para aliviar um pouco da ansiedade associada ao procedimento, é importante saber o que esperar após o mesmo.

O procedimento

A próstata é examinada através de uma sonda de ultrassom inserida no reto. Depois, uma pistola para biópsia dispara uma agulha oca de calibre 18 na glândula e entre dez e 12 amostras do tecido da próstata são recolhidas. O procedimento geralmente leva 20 a 30 minutos.

O que fazer após a biópsia

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Continue a tomar o antibiótico receitado por seu médico para o procedimento. Beba muitos líquidos, o que diluirá a urina, prevenindo a formação de coágulos na bexiga. Continue o uso dos remédios receitados.

O que evitar

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Durante as primeiras 24 horas, não consuma álcool. Não levante peso nem faça exercícios vigorosos durante cinco dias. Evite a atividade sexual até 24 horas após o sangramento retal e urinário pararem.

Sintomas a curto prazo

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A urina provavelmente estará tingida de sangue e é possível expelir alguns coágulos durante a micção ou evacuação. O sangramento deve cessar após um dia ou dois. Também é normal ver sangue na ejaculação muitos meses após a biópsia.

Resultados da biópsia

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Não estranhe ter de esperar até uma semana para receber os resultados da biópsia. Um patologista deve examinar o tecido da próstata sob um microscópio para determinar se há câncer. De acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, um primeira biópsia detecta apenas 75% dos cânceres existentes, portanto uma segunda pode ser recomendada entre seis semanas e três meses depois.

Avisos

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Entre em contato com seu médico imediatamente se você tiver febre ou calafrios, não conseguir urinar, tiver sangue na urina por mais de cinco dias ou tiver um sangramento retal significativo que dure mais de três dias.

Mais recentes

×