Mais Artigos
Ocorrências na menopausa e diarreia
Nem todas as mulheres apresentam os mesmos sintomas na menopausa, algumas sequer apresentam sintomas. Algumas mulheres podem ter casos leves, moderados ou graves, que podem ou não incluir a diarreia. Em média, a menopausa inicia-se entre os 48 e 52 anos, e os sintomas podem durar por volta de cinco anos.
Identificação
A menopausa começa oficialmente quando um período de um ano é decorrido desde a última menstruação, contudo, ela pode começar a notar os sintomas muito antes de esse um ano ser completado, durante a perimenopausa. Existem mais de 30 sintomas associados, que incluem tontura, dor muscular, calorão, dor de cabeça, rigidez nos seios e ressecamento na vagina. Se a mulher achar que está entrando na menopausa, é preciso consultar um médico para confirmar.
Causas
A menopausa pode ser ocasionada por uma histerectomia total, a remoção do útero e dos ovários. A menstruação acaba instantaneamente, e os sintomas costumam começar logo em seguida. Ela também pode começar naturalmente, devido à diminuição na produção dos hormônios reprodutores, quando o corpo produz menos estrogênio e progesterona e a fertilidade diminui. Eventualmente, isso leva à menopausa. Mulheres que estejam passando por radioterapia ou quimioterapia para o tratamento de câncer também podem passar pela menopausa, seja durante o tratamento ou durante os seis meses finais.
Estágios
O ciclo da menopausa dura anos e é dividido em dois estágios. A perimenopausa começa durante a menstruação, com a oscilação nos níveis de hormônios e os calorões. A gravidez é possível, porém, improvável, durante esse período de cinco anos (veja o Recurso 3). A pós-menopausa começa um ano após a última menstruação. Nenhum óvulo é liberado, e o número de hormônios reprodutores liberados é muito menor. Quando se alcança a menopausa, os anos seguintes são a pós-menopausa.
Tratamento
A menopausa é uma ocorrência natural que não demanda nenhum tratamento médico. Algumas mulheres desejam controlar os sintomas indesejáveis da menopausa, e existe um tratamento para isso. A terapia de reposição hormonal é eficiente para reduzir o calorão, mas também podem ser usados antidepressivos e outros medicamentos. As pacientes devem estar cientes que pode haver efeitos colaterais à terapia de reposição hormonal, como o ganho de peso e o risco de se desenvolver câncer de mama. Mulheres na pós-menopausa também têm maiores riscos de ter osteoporose, então são prescritos medicamentos não esteroides para reduzir a perda óssea.
Conceitos equivocados
Devido aos diversos sintomas ligados à menopausa, nem sempre fica claro o que é um sintoma ou não. Alguns sinais que não têm ligação comprovada como declínio nos níveis de estrogênio incluem náusea, vômitos e diarreia. Acredita-se que esses sejam causados por ansiedade ou desequilíbrios emocionais, mas não estejam diretamente ligados à menopausa.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Lauren Fitzpatrick was the official blogger for Busabout Europe in 2008, and has contributed to Transitions Abroad. Her subjects of interest include international work and travel, fitness, and deaf culture. She holds a Master of Arts in travel writing from Kingston University and a Bachelor of Arts in communications from Indiana University.