Ocorrências na menopausa e diarreia

•••

Nem todas as mulheres apresentam os mesmos sintomas na menopausa, algumas sequer apresentam sintomas. Algumas mulheres podem ter casos leves, moderados ou graves, que podem ou não incluir a diarreia. Em média, a menopausa inicia-se entre os 48 e 52 anos, e os sintomas podem durar por volta de cinco anos.

Identificação

A menopausa começa oficialmente quando um período de um ano é decorrido desde a última menstruação, contudo, ela pode começar a notar os sintomas muito antes de esse um ano ser completado, durante a perimenopausa. Existem mais de 30 sintomas associados, que incluem tontura, dor muscular, calorão, dor de cabeça, rigidez nos seios e ressecamento na vagina. Se a mulher achar que está entrando na menopausa, é preciso consultar um médico para confirmar.

Causas

A menopausa pode ser ocasionada por uma histerectomia total, a remoção do útero e dos ovários. A menstruação acaba instantaneamente, e os sintomas costumam começar logo em seguida. Ela também pode começar naturalmente, devido à diminuição na produção dos hormônios reprodutores, quando o corpo produz menos estrogênio e progesterona e a fertilidade diminui. Eventualmente, isso leva à menopausa. Mulheres que estejam passando por radioterapia ou quimioterapia para o tratamento de câncer também podem passar pela menopausa, seja durante o tratamento ou durante os seis meses finais.

Estágios

O ciclo da menopausa dura anos e é dividido em dois estágios. A perimenopausa começa durante a menstruação, com a oscilação nos níveis de hormônios e os calorões. A gravidez é possível, porém, improvável, durante esse período de cinco anos (veja o Recurso 3). A pós-menopausa começa um ano após a última menstruação. Nenhum óvulo é liberado, e o número de hormônios reprodutores liberados é muito menor. Quando se alcança a menopausa, os anos seguintes são a pós-menopausa.

Tratamento

A menopausa é uma ocorrência natural que não demanda nenhum tratamento médico. Algumas mulheres desejam controlar os sintomas indesejáveis da menopausa, e existe um tratamento para isso. A terapia de reposição hormonal é eficiente para reduzir o calorão, mas também podem ser usados antidepressivos e outros medicamentos. As pacientes devem estar cientes que pode haver efeitos colaterais à terapia de reposição hormonal, como o ganho de peso e o risco de se desenvolver câncer de mama. Mulheres na pós-menopausa também têm maiores riscos de ter osteoporose, então são prescritos medicamentos não esteroides para reduzir a perda óssea.

Conceitos equivocados

Devido aos diversos sintomas ligados à menopausa, nem sempre fica claro o que é um sintoma ou não. Alguns sinais que não têm ligação comprovada como declínio nos níveis de estrogênio incluem náusea, vômitos e diarreia. Acredita-se que esses sejam causados por ansiedade ou desequilíbrios emocionais, mas não estejam diretamente ligados à menopausa.

Mais recentes

×