O herpes labial pode se parecer com um espinha?

O vírus do herpes é uma doença sexualmente transmissível que se apresenta em forma de bolhas ou pústulas. O herpes simplex 1 é responsável pela versão oral do vírus, e pode ser contagioso mesmo quando já não apresenta sintomas. Esse tipo tem algumas semelhanças com a acne na aparência.

Identificação

Os sintomas iniciais de um surto do herpes podem ser muito leves, e a presença da ferida associada com o vírus pode não ser imediatamente evidente. Quando uma ferida de herpes estiver nos estágios iniciais, ela é apenas um pedaço de pele pruriente e com formigamento. Os primeiros sinais de um surto podem ser muito inócuos e facilmente ignorados.

Aparência

Quando o herpes simplex 1 é sintomático, ele geralmente aparece como uma série de pequenos inchaços cheios de líquido ou bolhas no lábio ou perto dele, podendo assemelhar-se a espinhas. A pele gradualmente fica avermelhada e irritada à medida em que o vírus atinge as fases secundárias, quando uma série de bolhas se formar~zo. Quando elas tiverem amadurecido, as bolhas irão irromper. É nesse ponto que o vírus do herpes está na sua fase mais potente.

Cura

Assim que as bolhas cheias de líquido tiverem estourado, a ferida do herpes fica maior e uma crosta é formada. É nesse momento que o vírus herpes simplex 1 parece-se mais com uma afta do que uma espinha. No entanto, isso acontece nas fases posteriores, antes de começar o processo de cura. É importante ter cuidado para não coçar a área nessa fase em particular, para evitar a propagação do vírus.

Considerações finais

Já que o herpes simplex 1 pode imitar a aparência da acne, pode ser difícil saber ao certo se um surto que envolve bolhas ou pele vermelha elevada, semelhante a uma espinha, é verdadeiramente uma erupção da acne ou uma infecção de herpes. Uma boa ideia também é entrar em contato com seu médico para pedir um medicamento, como o Zovirax, que ajudará a tratar os surtos de herpes simplex 1 conforme ocorrerem.

Prevenção e solução

Durante uma irrupção do herpes, é importante tocar a área infectada o mínimo possível e manter a ferida coberta para evitar uma propagação inadvertida do vírus. Além disso, não beije ninguém durante uma irrupção. Se suspeitar que um parceiro tem o vírus do herpes, certifique-se que ele mantenha a área coberta para evitar a propagação do vírus herpes simplex 1. Além disso, é aconselhável que ele tome valaciclovir ou famciclovir diariamente, como uma medida preventiva para evitar o retorno das infecções.

eHow Brasil
×