Bochechas avermelhadas em crianças durante tempo frio
Ryan McVay/Lifesize/Getty Images
O rosto de qualquer pessoa, incluindo uma criança, pode tornar-se vermelho quando exposto ao vento e frio. No entanto, se as bochechas do seu filho ficarem extremamente vermelhas, não só quando estiver frio, ele pode ter uma doença chamada síndrome da bofetada (eritema infeccioso) ou a quinta doença. Ela tem esse nome porque é a quinta doença em um grupo de erupções cutâneas, incluindo escarlatina, sarampo, rubéola e roséola. Esta doença é contagiosa.
Síndrome da bofetada/quinta doença
Quando o rosto de seu filho estiver vermelho, e se também apresentar febre e sintomas parecidos com o da gripe, incluindo dores e dor de garganta, ele pode estar com a síndrome da bofetada. A erupção aparece pela primeira vez nas bochechas e, em seguida, viaja para os seus membros e para o corpo após alguns dias. Em alguns bebês, só são manifestadas as bochechas vermelhas.
Efeitos
A condição pode reaparecer meses depois da erupção inicial. Se seu filho ficar quente ou estiver brincado sob o sol suas bochechas podem ficar em um tom vermelho brilhante. Isso não significa que a infecção voltou, de acordo com Babycentre.co.uk. Normalmente, a doença da bofetada é leve, mas para os bebês que têm talassemia, que é uma desordem genética do sangue, ou anemia falciforme, pode ser perigoso. Essas condições resultam em anemia e a síndrome da bofetada irá prejudicar ainda mais o quadro.
Rosácea
Bochechas vermelhas quentes também podem significar que o seu filho tem rosácea. Se você vir uma série de inchaços nas bochechas avermelhadas, ele pode estar sofrendo desta doença inflamatória da pele. Ela fica ainda pior se a criança comer comida picante e for fisicamente ativa. No frio, a rosácea pode piorar assim como com exposição ao sol.
Pele seca
No inverno, sua pele ou a de seu filho pode ficar muito seca, devido à baixa umidade. Isso faz com que sua pele seque e coce. Sua pele e suas bochechas também podem ficar vermelhas. Quando a pele ficar muito seca, rachaduras podem surgir e sua pele ficará esquisita, sem brilho e áspera. A pele seca é chamada asteatose ou xerose. Quando não há água suficiente (umidade) na área do estrato córneo de sua pele, o ressecamento ocorre. Os óleos protetores e a água da pele desaparecem. Quando sua pele resseca, ela encolhe, que é quando surgem as rachaduras.
Referências
Sobre o Autor
Cindi Pearce is a graduate of Ohio University, where she received her bachelor’s degree in journalism. She completed both the undergraduate and graduate courses offered by the Institute of Children’s Literature. Pearce has been writing professionally for over 30 years.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Lifesize/Getty Images