Qual a estatura média para um jogador de futebol americano?

Darrin Klimek/Photodisc/Getty Images
A estatura média de um jogador de futebol americano varia de acordo com a sua posição. Ser mais alto ou mais baixo tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do papel desempenhado no jogo. Para algumas posições, o peso do atleta é mais importante do que a altura; no entanto, esses jogadores são geralmente mais altos, pois eles são capazes de carregar o peso extra, mantendo sua agilidade e capacidade atlética.
Quarterbacks
De acordo com o site "pro-football-reference.com", a estatura média dos quarterbacks é de 1,92 metros. Os quarterbacks mais altos são capazes de enxergar por sobre as linhas ofensivas para melhor localizar os receptores em campo. No entanto, alguns jogadores mais baixos, mesmo medindo apenas 1,83 m, como Drew Brees do New Orleans Saints, tem tido bastante sucesso.
Backs e wide receivers
Os runner backs, receivers, cornerbacks e safeties são os jogadores mais atléticos em campo, e sua estatura varia de 1,55 a 1,89 metros. Eles devem cobrir grandes áreas, tanto no ataque quanto na defesa. Os runner backs mais altos muitas vezes ficam em desvantagem devido ao maior centro de gravidade; também é muito mais difícil para correrem através de aberturas menores. Os receivers mais altos, no entanto, como Calvin Johnson do Detroit Lions de 1,95 m, possuem alvos maiores e podem atingir passes mais altos.
Tight ends e linebackers
Os tight ends são mais magros e rápidos do que outros linemen ou mais altos e muitas vezes mais lentos do que os receivers. Não é incomum encontrar tight ends de 2 m de altura. Marcedes Lewis, dos Jacksonville Jaguars, é um exemplo. Vernon Davis do San Francisco 49ers é um tight end mais baixo e rápido, medindo 1,92 metros. Os linebackers, por outro lado, têm peso semelhante aos dos tight ends, mas são um pouco mais baixos. Por exemplo, Larry English do San Diego Chargers e Brian Cushing do Houston Texans' medem 1,89 m e 1,92 m respectivamente.
Linemen defensivos e ofensivos
Os linemen são os mais altos, mais pesados e mais fortes jogadores em campo. Por exemplo, todos os lineman ofensivos de 2013 do Seattle Seahawks estão entre 1,92 e 2,04 m de altura, enquanto que os defensivos têm entre 1,86 e 2,04 metros. Embora o peso corporal e força sejam mais importantes do que a altura para os que jogam nessas posições, manter a mobilidade necessária para desempenhar eficientemente seu papel com uma estatura baixa seria mais difícil do que fazê-lo com um peso maior do que 135 kg, como a maioria dos linemen.
Semi-profissionais
A altura dos jogadores de futebol americano semi-profissionais é comparável à dos jogadores profissionais, pois a grande maioria termina a fase de crescimento assim que atingem os 21 anos de idade. Por exemplo, a altura média dos quarterbacks semi-profissionais, nos Estados Unidos, em 2013, é de 1,92 m, já a estatura média de runner backs, cornerbacks, safeties e receivers é pouco mais de 1,56 m. As estaturas médias dos tight ends e linebackers é de 1,95 e 1,86 m, respectivamente, enquanto que os linemen ofensivos e defensivos têm alturas médias de 1,98 e 1,89 metros.
Juniores
A altura dos jogadores de futebol americano do nível juniores normalmente varia muito; muitos deles ainda não pararam de crescer e a diferença de idade de um a dois anos entre os jogadores faz mais diferença na estatura do que em jogadores mais velhos.
Mais Artigos
Referências
- Sprayberry Football: Especificações para jogadores da NFL [em inglês]
- Seahawks.com: Escalação do time [em inglês]
- USCTrojans.com: Escalação [em inglês]
- Maxpreps: Escalação do time de futebol americano da Escola Anheim [em inglês]
- Pro-Football-Reference.com [em inglês]
- SBNation: Combinação de resultados da NFL 2013: Lista dos melhores tempos na linha de 40 jardas [em inglês]
Sobre o Autor
Michael Tonkonogy is a certified personal trainer from the International Sports Science Association who writes on health and fitness. He earned a Bachelor of Arts in psychology from the University of California, Berkeley. He has previous experience as a sportswriter, writing primarily about the Pac-12 conference during his senior year of college.
Créditos Fotográficos
Darrin Klimek/Photodisc/Getty Images