Em qual posicionamento de futebol o jogador corre mais?
George Frey/Getty Images Sport/Getty Images
Durante os 90 minutos de uma típica partida, os jogadores de futebol andam, correm e correm em alta velocidade. Um atleta mais novo ou já adulto pode cobrir 8 km por jogo. Um mais profissional e mais energético, como o Kyle Beckerman, do Real Salt Lake, por exemplo, pode totalizar 16 km por partida. Familiarizar-se com as demandas de cada posição do futebol pode ajudá-lo a descobrir onde suas habilidades funcionarão melhor.
Líderes de distância
Os meios de campo, como o nome sugere, jogam atrás dos atacantes e à frente dos zagueiros, sendo então os que mais correm numa partida. Seu papel é realizar a ponte entre a defesa e o ataque. Isso requer muita corrida, fazendo com que eles fiquem disponíveis para os passes que ocorrem atrás deles, driblar a bola pelo campo e entregá-la aos artilheiros ou tentar seguir para o gol, se conseguirem carregar a bola até a pequena área. Assim, se seu condicionamento é excepcional, você pode jogar bem nessa posição.
Estudo de caso
Os jogadores jovens e dos níveis amadores estão bem cientes de que os meio de campo são os que correm mais. Muitos dados científicos atestam essa informação. Por exemplo, em 2009, na Major League Soccer Cup, uma tecnologia específica seguiu o atleta Beckerman. Ele era meio de campo e corria de um lado para o outro, bem como para frente e para trás, para reprimir o contra-ataque. Nos 120 minutos de jogo, incluindo o intervalo, Beckerman correu o equivalente a 15 km. Na equipe adversária, o LA Galaxy, tinha David Beckham como meio de campo direito. Ele correu econômicos 5 km, contribuindo mais com seus passes inteligentes e com uma assistência do que cobrindo distâncias.
Levantamentos
As análises de movimento nos times da Inglaterra, Suécia, Dinamarca e Brasil confirmaram que os meios de campo correm a maior distância. Sem surpresa, os goleiros cobrem a menor, quase 4 km. Em Anatomia do Futebol, o fisiologista Donald Kirkendall afirmou que os atacantes centrais e os volantes, como Beckerman, realizam os maiores distanciamentos, seguidos pelos meio-atacantes e os laterais, como Beckham, e depois pelos artilheiros e defensores centrais. Assim, os meio campistas precisam de um condicionamento aeróbico tremendo, especialmente nos níveis mais profissionais, como medido pelo teste de VO2 max. Este analisa o consumo máximo de oxigênio.
Líderes de corrida
Segundo o pioneiro cientista esportivo, especializado em futebol, Thomas Reilly, se você observar a questão sob um ponto de vista diferente, enquanto os meio campistas cobrem a maior distância, os atacantes se igualam no tempo gasto com corridas em alta velocidade. Os próximos são os zagueiros, já que eles devem se prevenir contra os atacantes mais rápidos do time adversário. Os times que enfatizam o estilo de jogo "direto ao gol", esperam uma corrida forte de todos os jogadores. Reilly observou que as equipes que seguem o tipo holandês de partida, com os atletas disponíveis para todas as posições, podem também ter um efeito mais uniforme entre a equipe, já que ela demonstra menor diferença no total da quantidade de corrida por posicionamento.
Referências
Sobre o Autor
An award-winning writer and editor, Rogue Parrish has worked at the Washington Post, the Baltimore Sun and at newspapers from England to Alaska. This world adventurer and travel book author, who graduates summa cum laude in journalism from the University of Maryland, specializes in travel and food -- as well as sports and fitness. She's also a property manager and writes on DIY projects.
Créditos Fotográficos
George Frey/Getty Images Sport/Getty Images