Como esterilizar apropriadamente os plásticos

••• George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Como alguns plásticos não suportam técnicas de esterilização a altas temperaturas, é melhor usar uma combinação de métodos de esterilização para garantir a remoção completa de germes e outros micróbios nocivos. Use métodos de sanitização em garrafas de squeeze ou em quaisquer outras peças de plástico pequenas.

Passo 1

Limpe cuidadosamente as pontas de plástico usando água quente e sabão antibactericida. Esse sabão, frequente em casas, é eficaz em matar ao menos 95% dos germes da superfície. Certifique-se de enxaguar as peças e deixe-as secar.

Passo 2

Esterilize os plásticos usando um mistura de água e alvejante. A mistura apropriada é uma parte de alvejante para cada dez partes de água. Embeba-os por no mínimo 20 minutos, e então remova-os da mistura. Enxágue completamente e deixe-os secar.

Passo 3

Aqueça uma panela com água até o ponto de fervura no fogão. Coloque os plásticos nela e deixe-os por dez minutos. Cuidado: plásticos mais suaves podem não suportar altas temperaturas. Remova os plásticos com pinças e deixe-os secar.

Passo 4

A luz ultravioleta é segura e eficaz para matar os germes. Quando usada apropriadamente, a esterilização ultravioleta consegue remover 99% desses micro-organismos, vírus e bolores. O melhor aparelho para esterilizar plásticos pequenos é um esterilizador doméstico, encontrado em varejistas online. Se os plásticos forem muito grandes para se encaixarem nele, use uma lâmpada esterilizadora.

Passo 5

Você também pode esterilizar seus plásticos em um micro-ondas comum, caso compre um novo aparelho vaporizador. Eles estão comumente disponíveis como itens de cuidados de bebê, e seus preços variam em torno de R$70 reais. Coloque os plásticos no vaporizador, acrescente a quantidade de água requerida e ligue o micro-ondas. Muitos aparelhos necessitam de apenas dois minutos para completar a tarefa.

Mais recentes

×