Como esterilizar uma placa de Petri
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O ágar é uma substância gelatinosa extraída das algas vermelhas e utilizada para o cultivo de espécimes microbiológicos como bactérias e bolor. As placas de Petri são recipientes cilíndricos e achatados de vidro ou de plástico, dentro das quais é inserida a camada de ágar. A essa camada são introduzidos microrganismos e, em seguida, a placa de Petri é selada. Essas placas são posteriormente isoladas durante um período de tempo, até que um número suficiente de colônias tenha crescido e se desenvolvido no ágar. No entanto, as placas de Petri devem ser esterilizadas antes do uso, a fim de que se cultivem somente os microrganismos pretendidos.
Esterilizando placas de Petri
Step 1
Lave as placas de Petri de vidro com sabão bactericida e água quente, certificando-se de remover qualquer traço de material orgânico. Enxágue as placas para remover o sabão.
Step 2
Coloque as placas em uma vasilha ou recipiente com água. Ferva a água no fogão.
Step 3
Deixe as placas de Petri na água fervente por pelo menos 15 a 20 minutos. Use as pinças para retirar as placas da água em ebulição e em seguida chacoalhe-as.
Step 4
Junte as placas de Petri com as tampas e coloque-as em um ambiente estéril.
Método alternativo de esterilização
Step 1
Misture uma colher de sopa de alvejante em um litro de água.
Step 2
Insira as placas de Petri de plástico no alvejante diluído e deixe-as de molho por 30 minutos.
Step 3
Retire as placas que estavam de molho e enxágue-as.
Step 4
Chacoalhe as placas para remover o excesso de água e junte-as com as tampas. Coloque-as em um ambiente estéril.
Advertência
- Como as placas feitas de plástico não podem ser fervidas, é impossível esterilizá-las por completo. O método alternativo deve ser suficiente para remover a maioria dos espécimes de microrganismo, porém alguns mais resistentes ainda podem permanecer.
Sobre o Autor
Evan Fulford has a master's degree in social work from the University of Michigan. He graduated with his bachelor's degree in psychology from Wayne State University in 2008. He has been writing academically for over six years on topics including mental illness, social policy, linguistics and political science.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images