Como congelar couve-manteiga fresca

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

As couves-manteiga possuem muitos nutrientes, como a vitamina C e também são ricas em fibras. Essa folhagem verde é cultivada o ano inteiro, mas algumas pessoas acreditam que as couves colhidas durante o inverno são mais saborosas e contêm mais nutrientes. As couves-manteiga são, geralmente, cozidas ou cozidas no vapor e servidas em pratos quentes. Porém, se preparadas adequadamente com antecedência, elas também podem ser congeladas sem prejuízo ao sabor ou nutrientes. Escaldar a couve previne a perda de sabor e nutrientes, permitindo o armazenamento das folhas por um longo período. Couves-manteiga congeladas são especialmente versáteis pois não é necessário esperar que as folhas degelem antes de colocá-las em água fervente ou combiná-las com os ingredientes de sua receita favorita.

Passo 1

Encha uma panela grande com aproximadamente 5 litros de água. Deixe a água ferver completamente em fogo médio-alto.

Passo 2

Coloque uma tigela larga em uma superfície plana. Preencha metade da tigela com cubos de gelo e adicione água gelada até encher a tigela.

Passo 3

Lave as couves-manteigas em água corrente. Corte os caules das folhas. Descarte os caules.

Passo 4

Coloque o maço de folhas imersas na água fervente. Após adicionar as folhas, devolva a panela ao fogo e deixe a água ferver novamente.

Passo 5

Ferva as folhas por três ou quatro minutos. Retire as folhas da panela com o auxílio de uma escumadeira.

Passo 6

Mergulhe as couves na água com gelo por três ou quatro minutos. A água esfriará as folhas e interromperá o cozimento.

Passo 7

Derrame as couves em um escorredor e deixe a água drenar por completo. Guarde-as em um recipiente ou saco plástico para armazenagem no congelador. Se utilizar o saco plástico, remova o máximo de ar possível, apertando a embalagem ao fechá-la. Congele as couves-manteiga imediatamente.

Mais recentes

×