Estilos de roupas russas

••• the flag of russia image by yaros from Fotolia.com

Os russos têm seu próprio senso de moda, que varia regionalmente através da vasta paisagem da nação e sua mistura de áreas urbanas e rurais. Estilos de roupas na Rússia têm sido descritos de todas as formas, desde a pitoresca até a extravagante, mas ao longo dos anos a ênfase se manteve em tecidos quentes, ricos e de cores brilhantes.

Características

Roupas russas tendem a ser feitas de tecidos isolantes para o clima frio, como couro, lã e peles. Tradicionalmente, as roupas dos camponeses eram feitas de tela ou lã e bordadas ou costuradas com desenhos específicos ou fios coloridos. Muitas vezes, as roupas na Rússia favorecem o aquecimento, com mangas longas e capas, capuzes e bonés para proteger a cabeça.

Tipos

Vários tipos principais de vestuário foram tipicamente usados na Rússia pré-industrial . Mulheres e meninas camponesas usavam vestidos detalhados chamados sarafans com um espartilho, saia longa, mangas longas e geralmente algum tipo de estampa floral ou xadrez. Para acompanhar o vestido, as mulheres usavam um acessório de cabeça redondo ou pontiagudo conhecido como um kokoshnik, que era amarrado na parte de trás com fitas ou com um arco. Durante os séculos XIX e XX, não era incomum para os homens usar chapéus papakha de pele ou lã alta, para proteger a cabeça do frio e também como um símbolo de status. Um exemplo é o chapéu usado como parte do uniforme do exército russo. Cada uma destas peças ainda é usada ocasionalmente em toda a Rússia durante feriados, peças teatrais e eventos cerimoniais.

Tradições

O vestuário tradicional russo era feito para o dia-a-dia dos camponeses, e versões dessas roupas folclóricas ainda são usadas em ocasiões especiais. Nos últimos séculos, as roupas russas tradicionais foram feitas com simbolismo em mente, para demonstrar o status de uma pessoa ou o gênero. Por exemplo, o vestuário russo tradicional para mulheres é frequentemente feito de tecido vermelho, pois essa cor é considerada bonita na Rússia. Essas roupas também são feitas para permitir o movimento e o trabalho.

Dias atuais

Nos dias de hoje, os estilos de roupas russas são mais ousados ​​e podem até parecer chamativos para visitantes da nação do Leste Europeu. Tipicamente, as tendências de moda na Rússia tendem a ficar atrás do resto do mundo ocidental, com estilos que eram populares há uma década na Europa Ocidental sendo atualmente usados na Rússia. Embora tendências possam ir e vir, uma faceta bastante consistente de estilos de roupas russas modernas é uma grande quantidade de detalhes, cores brilhantes e características chamativas. Homens e mulheres russos modernos tendem a se vestir na cidade como se estivessem saindo à noite, optando por saltos altos e couro em vez de tênis e camisetas.

Geografia

Como o maior país do mundo, não é surpresa que os estilos de roupas diferem conforme a região na Rússia. Em geral, os russos costumam se basear no ocidente para determinar o que está "na moda", embora o próprio país esteja começando a revelar um número crescente de estilistas nacionais. A moda na capital Moscou é geralmente muito mais ousada do que nos trechos menos povoados do país, como a Sibéria. As roupas russas tradicionais dos séculos XVIII e XIX também variavam de acordo com a região, com os russos do norte usando roupas mais modestas comparando com as mais detalhadas e brilhantes usadas no sul.

Mais recentes

×