Que tipo de roupa que os mexicanos usam?
Hose image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com
Quando algumas pessoas pensam sobre roupa mexicana, elas imediatamente evocam imagens de mulheres com saias e homens com sombreiros gigantes. O fato é que, os mexicanos usam todos os tipos de roupas, muito semelhantes a jeans e camisetas populares nos Estados Unidos e Europa. No entanto, existem algumas diferenças marcantes na moda mexicana que você pode encontrar durante eventos especiais ou em regiões específicas.
Tipos
Existem três tipos principais de roupa mexicana. A roupa diária varia de acordo com a profissão e a classe econômica, mas, em geral, consiste de calças ou jeans com uma camisa de abotoar ou camiseta comum para homens e uma saia ou uma calça com uma blusa ou camiseta para as mulheres. Há também a roupa mexicana tradicional, que varia conforme a região, mas muitas vezes inclui camisas feitas a partir de fibras naturais, como algodão e agave, xales conhecidos como rebozos (que também são embalados e utilizado para transportar bebês), botas de caubói de couro e, para homens, cobertores grandes usados sobre o ombro para o calor. Finalmente, há roupas cerimoniais usado para danças indígenas, festivais culturais e outras ocasiões especiais.
Moda juvenil
Crianças e adolescentes geralmente usam calças jeans e camisetas, mas, durante a semana, a maioria deles estão em uniformes escolares, porque até mesmo as escolas públicas exigem. Um uniforme escolar típico consiste de uma camisa pólo branca ou de cor clara, com o nome da escola e insígnias no peito. Meninos usam calças, geralmente azul marinho, e as meninas usam saias que vão até o joelho. Os estudantes usam sapatos de sola grossa preta e as meninas usam meias brancas longas, que se estendem sobre o joelho.
Características
Algumas das principais características da roupa mexicana que fazem com que eles se destaquem de seus colegas dos Estados Unidos incluem roupas tingidas com tinta natural e costuradas à mão. Estas tradições têm se apagado ao longo do tempo, porque a produção é demorada, mas o baixo custo da mão de obra no México ainda permite que uma blusa bordada à mão ou sapatos de couro artesanais tenham preços acessíveis. Corantes naturais são normalmente à base de plantas, como folhas, ervas, pétalas de flores e sementes. Saias cerimoniais, vestidos e blusas podem também possuírem franja e fitas trançadas.
Geografia
Diferentes regiões do México são especializadas em diferentes tipos de produção, fazendo com que certas roupas sejam mais elegantes em determinadas áreas. Por exemplo, o coração colonial do México, incluindo Leon, Guanajuato, San Miguel de Allende e uma série de pequenas aldeias, são conhecidas por seu trabalho de couro. Sapatos, cintos, coletes e botas vêm em várias cores e estilos, com fivelas, tachas de metal, relevo e desenhos populares. Em Chiapas e Oaxaca, a cultura indígena é proeminente e a vestimenta diária consiste em uma variedade de roupas tradicionais, como túnicas brilhantes huipil, grossas saias peludas, e blusas coloridas contrastando com bordado.
Aviso
Uma das principais diferenças entre moda mexicana e a dos Estados Unidos é a modéstia. A maioria dos mexicanos que vivem no interior não usam bermudas curtas. Bermudas ou saias modestas que alcançam o joelho podem ser indiscretas se usadas dentro de uma catedral. Da mesma forma, camisas semi-transparentes e blusas mais justas ao corpo não são comuns em cidades menores do México e nos mais conservadores estados do sul de Oaxaca e Chiapas.
Referências
Sobre o Autor
Nina Makofsky has been a professional writer for more than 20 years. She specializes in art, pop culture, education, travel and theater. She currently serves as a Mexican correspondent for "Aishti Magazine," covering everything from folk art to urban trends. She holds a Bachelor of Arts in English from Mills College.
Créditos Fotográficos
Hose image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com