Vestuário típico da América Latina
dress maker's dummy image by agno_agnus from Fotolia.com
O vestuário típico latino-americano hoje é influenciado por uma mistura de tradições transmitidas ao longo das gerações. Em geral, as roupas modernas latinas são caracterizadas por sua ênfase na cor e no corte, tanto na moda masculina quanto na feminina. O uso de cores fortes como preto, vermelho, laranja e azul brilhante é essencial para as roupas femininas, juntamente com enfeites como franjas e bordados. Para os homens, camisas e calças justas são comuns.
Peças-chave
O vestido característico para os latino-americanos hoje inclui várias peças-chave que têm significado cultural e histórico. Por exemplo, o poncho, um pedaço retangular ou quadrado de tecido com uma abertura no centro para a cabeça, originou-se com as culturas indígenas da América do Sul e Central e é considerado um precursor dos mantos ou capas da era vitoriana. O bolero, uma jaqueta curta, historicamente feita de seda, veludo ou lã com botões de prata e detalhes bordados, teve a sua origem nas jaquetas curtas na altura da cintura usadas pelos criadores de gado da Andaluzia. As saias de tango, que possuem uma fenda aberta na frente para permitir o movimento e muitas vezes apresentam camadas de babados, desenvolveram-se com a dança do tango, originada na Argentina. Outras peças típicas da América Latina usadas hoje incluem a blusa camponesa, que se diz ter-se originado no México no início do século XVII, e o xale ou mantilha, que era a cobertura tradicional usada na cabeça pelas mulheres espanholas durante a Idade Média.
Moda feminina
Normalmente, a forma como os latino-americanos se vestem hoje depende do seu país de origem. No Equador, as mulheres usam blusas bem ajustadas, calças e jeans. Vestidos e saias não são comuns para as mulheres urbanas, mas em cidades costeiras, é comum mostrar as pernas. Na Bolívia e no Peru, as mulheres jovens da cidade se vestem com muito estilo em saias curtas e tops sem mangas, mas em áreas periféricas, o vestido conservador é favorecido. Em Buenos Aires, Argentina, as empresárias geralmente usam ternos de saia ou calça sob medida em cores suaves e tons de terra. Em El Salvador, as mulheres preferem saias longas e blusas com mangas.
Moda masculina
As roupas dos homens da América Latina tendem a ser mais equipadas e coloridas do que dos americanos. As camisas são geralmente apertadas e usadas em uma ampla gama de cores, até mesmo rosa. Todos os tipos de calças também são coladas para acentuar o corpo.
Influência nos Estados Unidos
Os Estados Unidos mostraram interesse pela primeira vez nos estilos do mundo latino por volta de 1910, quando os designers têxteis em Nova York olharam para a América Latina em busca de inspiração criativa. A América Latina realmente ganhou notoriedade durante a Segunda Guerra Mundial, quando a ocupação nazista da Europa interrompeu a influência francesa sobre os designers norte-americanos. Nos anos que se seguiram à guerra, os estilistas latinos invadiram os EUA, trazendo com eles o pendor latino-americano de decotes profundos, saias em camadas de babados e blusas camponesas.
Vestido tradicional
Os países da América do Sul e Central, incluindo o México, Brasil e Haiti são o berço de muitas modas contemporâneas da América Latina. Nos países que já compunham o Império Inca (Equador, Peru, Bolívia, Chile e parte do norte da Argentina), as roupas dos ricos ou socialmente proeminentes eram adornadas com bordados, plumas, pérolas e discos de ouro ou prata. Após a conquista espanhola, por volta de 1532, os nativos da classe alta do sexo masculino usavam uma combinação de roupas incas e espanholas: túnicas até os joelhos e apertados calções espanhóis. Na cidade mexicana de Guanajuato, a vestimenta tradicional das mulheres consistia de quatro saias decoradas com babados, tranças e fitas, em camadas, uma sobre a outra. A parte de trás da saia mais alta tinha um pequeno puxo, um aceno para os vestidos de flamenco usados pelas mulheres espanholas. Juntamente com as saias, as mulheres usavam blusas brancas de mangas curtas camponesas com decotes bordados e xales de contas.