Como estimar a altura de um potro quando for adulto

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O nascimento de um potro é um dos aspectos mais emocionantes de se ter cavalos. São onze meses de espera e, finalmente, seu novo potro chegou. Ele já apresenta a cor da pelagem e suas manchas, mas qual será sua altura? Existe uma grande variedade de métodos para estimá-la mas muitos donos optam pelo teste do cordão. É um teste de fácil realização e um indicador razoável da altura adulta do potro.

Passo 1

Coloque o potro no cabresto e na guia. Peça para um ajudante segurar o cavalo ou prenda-o em um poste se ele ficar tranquilo sem um assistente.

Passo 2

Segure o cordão grosso em uma mão e coloque sobre o centro do joelho do potro. Se você não tem cordão, um pedaço de fio flexível de um bloco de feno aberto é um substituto aceitável.

Passo 3

Puxe o cordão para baixo ao longo do metacarpo até a parte da pata imediatamente anterior ao casco. Desenhe uma linha nessa junção com o marcador permanente.

Passo 4

Coloque o cordão em uma superfície plana e meça do início até a parte riscada com o marcador permanente. Essa medida, em polegadas, vai dar aproximadamente a altura adulta do potro. Por exemplo, se a medida é 15,5 polegadas (39 cm), então a altura adulta será 15,5 mãos de altura (1,57 m).

Mais recentes

×