Como calcular o peso que um cavalo pode carregar

••• horse image by Katarzyna Szura from Fotolia.com

A força do cavalo tem beneficiado o homem por milhares de anos. Mas carregar peso em excesso causa demasiado estresse no cavalo, aumentando o risco de ferimento ou luxação. Para manter o cavalo saudável e sem ferimentos, você deve saber quanto peso ele pode carregar sem risco. Se você souber o peso do seu cavalo, um simples calculo matemático vai estimar o quanto ele consegue carregar de forma segura. Se você não sabe o peso, recrute um amigo para te ajudar a conseguir a informação necessária para fazer a estimativa.

Passo 1

Meça a espessura da cilha do seu cavalo em centímetros. Segure uma ponta da fita no topo da cernelha do cavalo, e meça dando a volta por baixo e chegando a ou ponto de inicio. Sua linha de medição ficará ligeiramente inclinada. Anote a espessura da cilha.

Passo 2

Meça da ponta do ombro do seu cavalo até a ponta da anca em centímetros. Esse é o comprimento do corpo do cavalo. Anote a medida.

Passo 3

Calcule o quadrado da cilha e multiplique pelo comprimento. Divida o resultado por 11.900 para obter o peso aproximado do cavalo em quilogramas. Por exemplo, o peso aproximado de um cavalo com a espessura da cilha de 190 cm e um comprimento de 150 cm seria 190 x 190 x 150 / 11.900 = 455 kg.

Passo 4

Multiplique o peso do cavalo por 0,20 para saber o peso máximo aproximado que o cavalo consegue carregar. Esse cavalo por exemplo levaria 455 x 0,20 = 91 kg.

Mais recentes

×