Como estudar a fotossíntese usando álcool para remover a cor de folhas
Comstock/Comstock/Getty Images
A fotossíntese é o processo químico pelo qual plantas e micro-organismos convertem luz solar em energia reutilizável. Como os organismos que usam a fotossíntese estão na base da cadeia alimentar que se estende até os seres humanos no topo, não é exagero dizer que esse processo gera energia para todos os seres vivos no planeta. Esse simples experimento usando álcool e folhas verdes irá permitir que você veja os efeitos da fotossíntese.
Step 1
Coloque uma das folhas em uma área bem iluminada e enrole a outra em papel alumínio. Deixe-as desse jeito por um dia inteiro antes de fazer o experimento. Qualquer folha verde serve, mas as que ficam com cores mais vivas durante o outono, como folhas de bordo, irã dar efeitos mais fortes.
Step 2
Segure a folha que você deixou na luz em água fervente por dois minutos. Isso irá matar as células e soltar as paredes celulares da folha, fazendo com que os elementos químicos saiam mais facilmente quando expostos ao álcool.
Step 3
Remova a folha da água fervente e coloque na proveta ou no copo de vidro. Adicione álcool o suficiente para cobrir a folha. Encha uma vasilha com água quente da torneira e coloque a proveta ou o copo dentro. Use plástico filme para selar a água para que não esfrie, mas não cubra a boca do recipiente com a folha dentro.
Step 4
Observe o álcool ficando verde, o que deve acontecer em poucos minutos. O que você vê é a clorofila, o elemento químico que faz a fotossíntese possível. A clorofila usa a energia da luz para converter água e dióxido de carbono em oxigênio e glucose. O último fornece combustível para as plantas e para os animais que as ingerem. Quando a folha estiver amarela, remova do álcool e repita o processo com a folha deixada no escuro.
Step 5
Adicione duas gotas de iodo em cada folha. Você verá que a folha que ficou na luz irá criar uma mancha azul, enquanto a deixada no escuro não terá mancha nenhuma, ou só uma bem pequena. Essa marca indica a presença de amido, uma forma de glucose. Como a folha esteve na luz, ela foi capaz de fazer a fotossíntese para criar a glucose, enquanto a folha no escuro não conseguiu.
Sobre o Autor
Kevin Corbett graduated from Grand Valley State University with a Bachelor of Arts in English secondary education. Specializing in literature, education and gaming, Corbett's writing has been published in magazines and online publications such as "Able Muse" and 14 by 14.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images