Como saber se o abacateiro vai dar fruta

••• Terry J Alcorn/iStock/Getty Images

Os abacateiros são muito valorizados em algumas regiões devido à popularidade da fruta. Produtores de abacate em larga escala produzem milhares de frutas saborosas. Em casa, as árvores são cultivadas de modo a oferecem abacates frescos para saladas, patês e lanches. Como qualquer outra árvore frutífera, os abacateiros têm necessidades específicas, principalmente quando vão dar frutificar. Se você está cultivando seus próprios abacateiros e deseja produzir abacates, saiba como reconhecer os sinais que indicam que sua árvore vai dar fruta.

Passo 1

Amanda Grandfield/iStock/Getty Images

Mantenha o abacateiro saudável, com um bom nível de irrigação (o bastante para manter o solo úmido, mas não molhado), fertilização (a cada duas semanas durante a primavera e o verão e a cada seis semanas durante o inverno) e bastante luz do sol para ter certeza de que o abacateiro conseguirá dar frutas. Abacateiros que não recebem cuidados não gastarão energia para produzir abacates.

Passo 2

Trang Nguyen/iStock/Getty Images

Observe as flores no abacateiro. Elas ficam abertas por somente dois dias. No primeiro dia, a flor está na fase fêmea, enquanto que no segundo ela passa para a fase macho. Não se preocupe se a flor se fechar à tarde no primeiro dia, pois isso deve acontecer para reabrir no dia seguinte com os atributos masculinos. Cada abacateiro produz milhares de flores e cada uma delas passará por essas fases de forma independente. Os insetos e o vento estimularão a polinização entre as flores, de modo que a árvore consiga produzir frutas. A floração acontece de janeiro a março. Se a árvore já floresceu, existe uma boa chance de dar frutos.

Passo 3

kannika2013/iStock/Getty Images

Monitore a árvore depois que as flores tiverem fechado. Uma flor fertilizada inchará e se transformará em uma massa verde, que acabará se tornando um abacate. O tempo de amadurecimento depende do tipo de abacate; os mexicanos levam de seis a oito meses entre a floração e a fruta madura, enquanto que os guatemaltecos levam de 12 a 18 meses.

Mais recentes

×