×
Loading ...

Etiqueta para dar dinheiro de presente em formaturas

Na sociedade de hoje, a formatura é vista como um rito de passagem e um evento comemorativo. É de costume presentear um recém-formado, e dinheiro é uma escolha de presente para formandos do ensino médio ou do ensino superior. Saber o valor adequado e como e quando entregar o presente pode trazer dúvidas. Conhecer certas orientações quanto à etiqueta de presentear com dinheiro irá assegurar que tanto o presenteador como o presenteado estarão contentes com a chegada da formatura.

Um presente monetário muitas vezes é escolhido para recém-formados (cap on books image by timur1970 from Fotolia.com)

Quando o dinheiro é apropriado

Dar dinheiro de presente era considerado cafona, mas muitos jovens adultos preferem ganhar um valor em dinheiro ou um cheque. O dinheiro é especialmente útil como presente de formatura, pois a pessoa pode gastá-lo nas coisas que precisa ao iniciar uma nova etapa da vida. Apesar de não ser recomendado dar dinheiro de presente a um namorado, por exemplo, é um presente adequado para familiares e amigos.

Loading...

Quanto dar

Ao decidir quanto dar, a regra geral é usar o bom julgamento. Não se sinta obrigado a dar mais do que você pode. Para amigos casuais ou familiares mais distantes, cerca de R$50 é um bom valor. No entanto, para parentes ou pessoas com as quais se tem um relacionamento mais próximo recomenda-se dar um valor mais alto de presente. Uma pesquisa feita em 2009 pela Federação Nacional de Comércio descobriu que os americanos gastam em torno de R$100 por formando a cada ano. Tenha em mente que o anúncio de uma formatura não equivale a um convite. Se um anúncio é recebido pelo correio, o beneficiário não deve se sentir obrigado a enviar um presente.

Quando e como entregar o presente

Os presentes podem ser entregues no dia do evento ou um pouco antes. Os que comparecerão na festa de formatura podem entregar o presente lá. Se estas opções não forem viáveis, pode-se enviar o presente pelo correio para a casa do formando. Ao presentear dinheiro ou cheque, inclua um cartão com uma mensagem pessoal de felicitação.

Outras ideias

Se não for possível presentear a pessoa ou não puder comparecer à festa, é perfeitamente aceitável ligar para o formando e parabenizá-lo. Perguntar sobre suas aspirações e planos para o futuro demonstra apoio e incentivo. Um cartão com uma nota pessoal também é mais gentil do que não reconhecer a conquista do formando de forma alguma.

Dicas de etiqueta para o formando

Nunca se deve pedir dinheiro objetivamente, pois isso soa ganancioso. Se o presente for entregue pessoalmente, certifique-se de agradecer a pessoa no local. Notas de agradecimento personalizadas devem ser enviadas a todos que derem um presente, seja pelo correio ou pessoalmente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...