Como recusar um convite com respeito

Se você não consegue ir a um evento, como por exemplo um casamento ou um aniversário, certifique-se de enviar um presente se decidir recusar esse convite

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

É sempre lisonjeiro quando você recebe um convite de um amigo ou de um membro da família. Infelizmente, não dá para aceitar todos os convites que lhe fazem. Existem momentos em que você tem de recusar um convite, quer seja por ter um compromisso previamente agendado, por não querer viajar para um determinado evento ou por qualquer outra razão. Se você fizer isso educadamente, assegurará que não existam ressentimentos.

Step 1

Recuse o convite o mais breve possível e da mesma forma como foi convidado. Por exemplo, se você foi convidado por carta, telefone ou pela internet, responda da mesma maneira. É importante que você responda dessa forma para sentir que a mensagem que você passa é a esperada. Responda ao convite rapidamente para que o anfitrião possa planejar o evento de modo a receber o número adequado de convidados.

Step 2

Dê uma desculpa sucinta. Se o não fizer, poderá ser encarado como imprudente da mesma maneira que se o fizer utilizando uma desculpa muito elaborada poderá ser mal interpretado. Dê, portanto, uma desculpa direta, onde não inclua muita informação e que o liberte do compromisso.

Step 3

Se você aceitar o convite, cumpra com as suas obrigações e goze de tudo o que tem direito. Se foi convidado para um grande evento, como por exemplo um casamento, um batizado ou uma festa de aniversário, não se esqueça de parabenizar o anfitrião, entregando o seu presente. Isso ajuda você a cumprir com os seus deveres sociais sem precisar estar presente no evento.

Step 4

Agradeça à pessoa que o convidou e expresse o seu interesse em comparecer, no futuro, em outros eventos. Esse pedido de desculpas será bem visto pelo anfitrião.

eHow Brasil
×