Como evitar que um bebê engula ar ao se alimentar com uma mamadeira

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Devido à imaturidade do sistema digestivo, os bebês estão mais suscetíveis a terem gases que as crianças mais velhas e os adultos. Os bebês alimentados com mamadeiras estão ainda mais propensos, pois eles ingerem uma maior quantidade de ar que os bebês amamentados no peito. É importante evitar que eles engulam muito ar quando estão sendo amamentados, pois os gases os fazem se sentir desconfortáveis, agitados e dificultando o sono. No entanto, existem formas de evitar que os bebês ingiram muito ar durante as refeições.

Passo 1

Amamente o bebê com mamadeiras que reduzem a ingestão de gases. Existem diferentes tipos de mamadeiras para esse fim. Algumas apresentam uma curvatura no meio que mantêm o bico cheio de leite para evitar que o bebê engula ar. Outras mamadeiras vêm com um revestimento de plástico que diminui conforme a criança bebe o leite, reduzindo o ar na mamadeira. Também existem as mamadeiras que têm um sistema de ventilação que proporciona uma amamentação livre de ar, pois ele nunca se mistura com o leite. Teste algumas mamadeiras e veja qual melhor atende às necessidades do bebê.

Passo 2

Use um bico de fluxo lento. Experimento diferentes tipos de fluxo até encontrar o que fará com que a criança se alimente de forma confortável. Quanto mais rápido a criança beber o leite, maior será a quantidade de ar ingerida. Teste o fluxo do bico virando-o de ponta-cabeça — uma gota deve cair a cada segundo.

Passo 3

Alimente a criança em um ângulo de 45°. Sente em uma cadeira confortável onde possa descansar e apoiar o braço que segura o bebê. Geralmente, leva em torno de 20 minutos para o bebê tomar a mamadeira, por isso, seu braço precisa estar em uma posição confortável para manter a posição com uma angulação adequada.

Passo 4

Garanta que o bico da mamadeira esteja sempre cheio de leite. O bebê engolirá o ar no bico se ele não estiver completamente cheio. Mantenha a posição do braço na angulação adequada para manter o bico da mamadeira cheio.

Passo 5

Faça o bebê arrotar durante a amamentação — a cada dois minutos, principalmente se ele bebe o leite em um curto período de tempo. Coloque-o sobre seu obro e, cuidadosamente, dê leves batidinhas nas costas até que ele arrote. Em seguida, dê continuidade à amamentação.

Passo 6

Evite que o bebê mame a mamadeira vazia. Retire-a assim que a criança tiver terminado de beber. Se ele continuar com a mamadeira na boca, ele engolirá ar.

Mais recentes

×