Como fazer uma mamadeira para um filhote de cachorro

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Alimentar um filhote recém nascido com uma mamadeira pode salvar a sua vida se ele tiver sido separado de sua mãe, se foi rejeitado ou se a mãe não tem leite o suficiente. No entanto, é sempre melhor consultar o seu veterinário antes de cuidar de um filhote órfão. Eles são frágeis e podem se machucar gravemente se forem alimentados incorretamente. Além do mais, os filhotes precisam de um substituto do leite canino comercial especialmente formulado. O leite de vaca e outros substitutos do leite podem causar diarreia.

Passo 1

Compre uma mamadeira pequena que tenha marcas de medição e que possa tolerar água fervida. É importante alimentar os filhotes com uma quantidade especifica de leite para o seu peso. As marcas permitirão que você monitore o quanto está alimentando o filhote.

Passo 2

Coloque a agulha, a mamadeira e o bico na água fervida por aproximadamente 10 minutos para esterilizá-los, então deixe-os esfriarem. Isso irá assegurar que nenhuma bactéria vá para o filhote.

Passo 3

Prepare o leite substituto formulado de acordo com as indicações. Faça a quantidade recomendada para o peso do seu filhote. O leite deve estar ligeiramente morno.

Passo 4

Faça alguns furos no bico usando a agulha esterilizada. O filhote deverá mamar sem muito esforço, mas sem inalá-lo para os pulmões.

Passo 5

Coloque o leite na mamadeira, coloque o bico e vire-a de cabeça para baixo. O leite deverá pingar devagar. Se o leite vazar muito, o buraco está muito grande.

Passo 6

Alimente o filhote com o estômago virado para baixo, vire um pouco a mamadeira e deixe-o se alimentar em seu próprio ritmo. Alimente-o a cada duas horas, aumentando a quantidade de leite e de tempo entre as mamadas conforme ele for crescendo. Consulte o veterinário para determinar os planos de alimentação e cuidados.

Passo 7

Faça o filhote arrotar segurando-o contra o seu ombro, dando leves tapinhas.

Mais recentes

×