×
Loading ...

Como evitar o crescimento demasiado dos dentes de porquinhos da índia

Ao contrário de muitos outros animais domésticos, os dentes do seu porquinho da índia não têm raízes e vão continuar a crescer ao longo de sua vida. Isso normalmente não é um problema, porque esses animais consomem uma comida que desgasta os dentes. No entanto, os porquinhos da índia que sofrem de má oclusão podem ter problemas com dentes muito compridos. Má oclusão significa que os dentes do seu bichinho não se encontram de forma uniforme no momento da mordida, por isso não se desgastam corretamente. Se eles não forem gastos, poderão crescer até um comprimento que tornará mais difícil a alimentação, correndo o risco de que o animalzinho morra de fome. Não há uma solução definitiva para a má oclusão, mas você pode alimentar o animal com uma dieta que impeça o crescimento excessivo dos dentes.

Instruções

Os porquinhos da índia são nativos dos Andes, na América do Sul (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Ofereça aos seus porquinhos uma dieta com alto teor de fibras vegetais, com presença de folhagens verdes escuras e cenouras duas vezes por dia. Os alimentos ricos em fibras levam mais tempo para seu bichinho mastigar, o que significa que causam mais desgaste nos dentes do animal.

    Loading...
  2. Dê aos seus porquinhos rações ricas em fibras e em vitamina C. A ração com fibra leva mais tempo para mastigar, e os porquinhos da índia têm uma elevada exigência dietética de vitamina C. A vitamina C se dissipa rapidamente, por isso compre a ração sempre fresca, a cada 30 dias.

  3. Deixe feno e capim fresco na gaiola do seu porquinho da índia o tempo todo. Tendo alimento prontamente disponível, ele comerá mais, o que garantirá que esteja desgastando os dentes regularmente. O seu objetivo deve ser fazer com que o feno fresco constitua aproximadamente 50% da dieta de seu mascote.

  4. Não dê ao seu porquinho da índia guloseimas ricas em carboidratos. Os animais que consomem muitos petiscos tendem a comer menos, porque esses alimentos têm um conteúdo calórico elevado. Se você quer ocasionalmente fazer um agrado ao seu animalzinho, ofereça a ele uma pequena quantidade de alguma fruta de alto teor de fibras, como maçãs, pêssegos, morangos ou mamão.

Loading...

Dicas

  • Não desanime se o seu porquinho da índia inicialmente torcer o nariz para essa nova dieta. Pode levar várias semanas para que o animal comece a reconhecer novos alimentos.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...