×
Loading ...

Como executar o CHKDSK

O CHKDSK, abreviação de "check disk" (verificação de disco), é um comando do Microsoft Windows que verifica problemas de volume do seu disco rígido. Se você estiver usando o Windows 2000 ou Windows XP como sistema operacional, o CHKDSK pode validar setores ruins do seu disco. Este guia irá mostrar-lhe as etapas para executar o CHKDSK no seu computador. Há duas maneiras para executar o CHKDSK. A primeira é através do prompt de comando do Windows e a segunda é através do Meu Computador.

Instruções

Saiba como executar o CHKDSK (Visage/Stockbyte/Getty Images)

    Execução de CHKDSK através do prompt de comando do Windows

  1. Vá para o Prompt de comando do Windows. Você pode fazer isso clicando primeiro no botão Iniciar e, em seguida, no botão Executar. Após isso, digite "cmd" na caixa de texto e pressione Enter.

    Loading...
  2. Veja a tela do prompt de comando que aparece. Se você quer que o CHKDSK seja executado como somente leitura, digite: CHKDSK c: Se você quer que o CHKDSK resolva erros e não verifique os setores ruins, digite: CHKDSK c:/f E pressione Enter no prompt de comando. Se você quiser que o CHKDSK seja executado completamente, isto é, corrigindo erros, encontrando setores defeituosos no seu disco rígido e recuperando dados ainda legíveis, digite: CHKDSK c:/r ou CHKDSK c:/p e pressione Enter no prompt de comando.

    Execução do CHKDSK através do Meu Computador (Windows XP)

  1. Inicialize as propriedades do disco rígido no qual você deseja que o CHKDSK seja executado. Abra o Meu computador. Clique com o botão direito sobre a unidade em que você deseja que o CHKDSK seja executado. Clique no botão Propriedades e clique na guia Ferramentas. Na caixa de verificação de erros, clique no botão Verificar agora.

  2. Configure as opções de verificação de disco, marcando uma ou duas caixas de seleção exibidas. Elas são rotuladas como "corrigir automaticamente os erros do sistema de arquivos" e "Procurar e tentar recuperar setores defeituosos". Se você quiser que o CHKDSK seja executado em modo de somente leitura, não marque nenhuma das caixas. Após isso, clique no botão Iniciar.

Loading...
Loading ...
Loading ...