×
Loading ...

Exemplos de atividades de impressões sensoriais para o ensino fundamental

Seus cinco sentidos - visão, audição, tato, paladar e olfato - reagem a estímulos durante a sua vida diária, criando impressões sensoriais. Professores precisam explicar aos alunos do ensino fundamental como os nossos sentidos nos ajudam a passar o dia e o papel que desempenham em nos dar informações sobre o ambiente que nos rodeia. Podem ser feitas algumas atividades em aula para ajudar os alunos a entenderem como os cinco sentidos são úteis e essenciais.

Alunos do ensino fundamental devem aprender sobre os cinco sentidos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Impressão sensorial do olfato: Adivinhe o cheiro

Cubra os olhos das crianças para que elas não consigam ver. Pegue uma maçã, laranja, canela, limão e cebola, e deixe-os em cima da mesa. Instrua os alunos a não tocar nos objetos, apenas cheirá-los. Ajude os alunos a ir a cada objeto, e depois faça com que tentem adivinhar que cheiro é antes de tirar a venda. Essa atividade ajuda a entender como o olfato funciona.

Loading...

Impressões sensoriais da audição: Marco Polo

Outra atividade divertida para ensinar a impressão sensorial da audição para alunos do ensino fundamental é o velho jogo do Marco Polo. Enquanto um aluno fica escondido na sala de aula, os outros tentam encontrá-lo. O aluno escondido pode fazer barulhos como uma pequena batida de palmas para ajudar a guiar os outros alunos até onde ele está escondido. Faça com que todos os alunos tenham a chance de se esconder nessa atividade.

Impressões sensoriais do paladar: qual é o gosto?

Faça um experimento com os alunos usando o sentido do paladar. Coloque alguns itens de comida em um prato. Tenha balas, batatas fritas, laranjas, limões, açúcar e chocolate em pó meio amargo. Depois tape os olhos das crianças com uma venda e peça a elas que provem cada item. Peça para que falem se o gosto é salgado, doce, amargo ou azedo. Vendados, o paladar se intensificará.

Impressões sensoriais da visão: Adivinha

Muitos estudantes adoram jogos de adivinhar, que também são uma ótima atividade para ensiná-los sobre o sentido da visão. Faça um giro na turma, de modo que todos os alunos tenham chance de ser o "espião". O espião deve escolher um objeto para descrever e dizer: "Eu vejo com meu olhinho, algo que é _", dando um adjetivo para descrever o objeto. Ele não deve revelar qual é o objeto até que os alunos possam tentar adivinhar. Neste exercício, os alunos destacam todos os outros objetos que não se encaixam no adjetivo usado e se concentram no seu sentido da visão.

Impressões sensoriais do tato: Caixa misteriosa

Essa atividade de impressão sensorial foca o sentido do tato nos alunos. Corte um buraco em uma caixa, e nomeie-a de caixa misteriosa. Coloque dentro da caixa alguns itens, como pedras, bolas de algodão, patos de borracha ou borracha e bolas de plástico. Peça aos alunos que tapem os olhos, coloquem a mão na caixa e peguem um item. Peça para que eles tentem explicar o que sentem, e se conseguem adivinhar o que é.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...