Como ensinar áspero e macio para as crianças

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Ensinar crianças pequenas sobre superfícies ásperas e macias cria uma base maravilhosa para adquirirem habilidades importantes e aprenderem conceitos complexos, como comparar e contrastar, identificar semelhanças e diferenças, e descrever características dos objetos. Idealmente, as crianças devem aprender as diferenças entre superfícies ásperas e macias logo cedo na infância, preferivelmente antes de terminar o jardim de infância. Uma abordagem de toque que permita que as crianças interajam com várias texturas e construam seu próprio conhecimento sobre as características e diferenças dará a eles oportunidades de desenvolver conhecimento profundo e amplo dos conceitos de áspero e macio, assim como aprimorar suas habilidades emergentes sobre informações.

Passo 1

Avalie o conhecimento prévio de seus alunos sobre o assunto. Use a cartolina e as canetinhas para criar um gráfico CQA. Peça aos seus alunos para escreverem o que elas conhecem ou acham que conhecem sobre superfícies ásperas e macias em papeis de anotação adesivos. Coloque essas anotações na seção C (Conhecimento). Deixe que os alunos discutam brevemente o que sabem sobre esse assunto. Em seguida, peça a eles para anotarem as dúvidas que eles têm sobre superfícies ásperas e macias em outros papeis de anotação adesivos. Coloque essas anotações na seção Q (Quero saber) do gráfico CQA.

Passo 2

Introduza o conceito com definições simples. Dê aos alunos definições claras e simples para os seguintes termos: superfície, textura, áspero e suave. Escreva cada palavra e sua definição em uma cartolina. Pronuncie as palavras. Peça aos alunos para repetirem as palavras depois de você. Explique o que cada palavra significa.

Passo 3

Passe fotografias de coisas macias e objetos macios manipuláveis. Discuta as características dos objetos macios. Use cartolina e canetinhas para criar um gráfico T. Escreva "Características de objetos macios" de um lado do gráfico. Deixe os estudantes discutirem algumas características de objetos macios e escreva-as no lado adequado do gráfico T.

Passo 4

Passe fotografias de coisas ásperas e objetos ásperos manipuláveis. Discuta as características dos objetos ásperos. Escreva "Características de objetos ásperos" no outro lado do gráfico. Deixe os alunos discutirem algumas características de objetos ásperos e escreva-as no lado adequado do gráfico T.

Passo 5

Coloque os alunos para trabalharem em grupo classificando objetos manipuláveis como ásperos ou macios. Divida os alunos em grupos de quatro ou menos. Dê a cada grupo alguns objetos manipuláveis ásperos e macios. Peça a eles para classificarem cada item como áspero ou macio. Verifique cada grupo para avaliar seu progresso e dê a eles apoio e orientações necessárias.

Passo 6

Permita que os alunos se envolvam na prática independente de superfícies diferentes. Passe cópias de folhas pré-impressas de práticas independentes que contenham fotos de um item áspero e um macio. Permita que os alunos identifiquem qual item é qual.

Passo 7

Ajude cada aluno a articular o que eles aprenderam sobre superfícies ásperas e macias. Escreva o que cada aluno diz em um papel de anotação adesivo e cole-o em baixo da parte A (Aprendido) do gráfico CQA.

Mais recentes

×