Como ensinar áspero e macio para as crianças
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Ensinar crianças pequenas sobre superfícies ásperas e macias cria uma base maravilhosa para adquirirem habilidades importantes e aprenderem conceitos complexos, como comparar e contrastar, identificar semelhanças e diferenças, e descrever características dos objetos. Idealmente, as crianças devem aprender as diferenças entre superfícies ásperas e macias logo cedo na infância, preferivelmente antes de terminar o jardim de infância. Uma abordagem de toque que permita que as crianças interajam com várias texturas e construam seu próprio conhecimento sobre as características e diferenças dará a eles oportunidades de desenvolver conhecimento profundo e amplo dos conceitos de áspero e macio, assim como aprimorar suas habilidades emergentes sobre informações.
Step 1
Avalie o conhecimento prévio de seus alunos sobre o assunto. Use a cartolina e as canetinhas para criar um gráfico CQA. Peça aos seus alunos para escreverem o que elas conhecem ou acham que conhecem sobre superfícies ásperas e macias em papeis de anotação adesivos. Coloque essas anotações na seção C (Conhecimento). Deixe que os alunos discutam brevemente o que sabem sobre esse assunto. Em seguida, peça a eles para anotarem as dúvidas que eles têm sobre superfícies ásperas e macias em outros papeis de anotação adesivos. Coloque essas anotações na seção Q (Quero saber) do gráfico CQA.
Step 2
Introduza o conceito com definições simples. Dê aos alunos definições claras e simples para os seguintes termos: superfície, textura, áspero e suave. Escreva cada palavra e sua definição em uma cartolina. Pronuncie as palavras. Peça aos alunos para repetirem as palavras depois de você. Explique o que cada palavra significa.
Step 3
Passe fotografias de coisas macias e objetos macios manipuláveis. Discuta as características dos objetos macios. Use cartolina e canetinhas para criar um gráfico T. Escreva "Características de objetos macios" de um lado do gráfico. Deixe os estudantes discutirem algumas características de objetos macios e escreva-as no lado adequado do gráfico T.
Step 4
Passe fotografias de coisas ásperas e objetos ásperos manipuláveis. Discuta as características dos objetos ásperos. Escreva "Características de objetos ásperos" no outro lado do gráfico. Deixe os alunos discutirem algumas características de objetos ásperos e escreva-as no lado adequado do gráfico T.
Step 5
Coloque os alunos para trabalharem em grupo classificando objetos manipuláveis como ásperos ou macios. Divida os alunos em grupos de quatro ou menos. Dê a cada grupo alguns objetos manipuláveis ásperos e macios. Peça a eles para classificarem cada item como áspero ou macio. Verifique cada grupo para avaliar seu progresso e dê a eles apoio e orientações necessárias.
Step 6
Permita que os alunos se envolvam na prática independente de superfícies diferentes. Passe cópias de folhas pré-impressas de práticas independentes que contenham fotos de um item áspero e um macio. Permita que os alunos identifiquem qual item é qual.
Step 7
Ajude cada aluno a articular o que eles aprenderam sobre superfícies ásperas e macias. Escreva o que cada aluno diz em um papel de anotação adesivo e cole-o em baixo da parte A (Aprendido) do gráfico CQA.
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Dica
- Você pode querer considerar começar com o exercício do gráfico CQA com os alunos no dia anterior ao qual você completa o resto das atividades. Isto te dará informações valiosas para agrupar os alunos efetivamente.
Advertência
- Preste atenção aos alunos quando eles estiverem trabalhando com materiais manipuláveis. Crianças pequenas são notórias por encontrar coisas criativas e inapropriadas para fazer com objetos pequenos.
Sobre o Autor
Michelle McFarland-McDaniels has been writing professionally since 1983. She has written for a variety of online publications including BET.com and MSNBC.com, as well as "College Outlook" and "San Diego Family" magazines. McFarland-McDaniels holds master's degrees in African-American literature and education.
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