Jogos divertidos de adjetivos e preposições para o ensino médio

Jogos táteis e interativos podem ajudar alunos do ensino médio a praticar lições de gramática

Comstock/Comstock/Getty Images

Os adjetivos e preposições nos ajudam a descrever o mundo, e, por isso, as atividades que exploram as partes do discurso devem ser táteis e altamente interativas. Se as lições de gramática forem envolventes e motivantes, os alunos estarão mais propensos a memorizá-las e terem sucesso em aplicar o conhecimento. Os professores do ensino médio podem desenvolver uma coleção de jogos para que as aulas sejam desafiadoras, porém agradáveis.

Gramática com arte

Obras de arte são perfeitas para praticar a descrição

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Peça aos alunos para criarem as próprias pinturas usando o máximo de materiais possível, de forma que haja uma boa mistura de cores, formatos e texturas. Deixe que cada um descreva a própria pintura e o trabalho de um amigo, utilizando quantos adjetivos puder. Coloque junto uma apresentação de slides de obras de arte e comece uma discussão em sala para retratar as pinturas. Divida a classe em times de dois e faça-os se sentarem de costas um para o outro; um estudante em cada par é equipado com utensílios de arte (lápis de cor, aquarela ou giz de cera) e o outro é o instrutor. Este deve dizer ao artista o que desenhar, por exemplo "faça uma linha longa e sinuosa em uma cor brilhante", ou "pinte uma paisagem linda". Quando cada par tiver tido tempo de criar a figura, compartilhe o trabalho em um debate com a classe.

Cinco sentidos

Ensine adjetivos explorando os sentidos dos alunos

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Uma lição dos cinco sentidos também pode ser um caminho para se falar sobre adjetivos. Grave ou encontre uma compilação dos sons do dia a dia; faça com que os alunos descrevam as vibrações usando adjetivos e tente adivinhar que objeto ou criatura está fazendo o barulho. Para praticar o tato e o olfato, esconda os objetos em uma caixa opaca e peça para que cada aluno toque ou cheire os objetos sem vê-los e, em seguida, descreva-os, e adivinhe o que poderiam ser usando adjetivos criativos. Para explorar a visão, apresente fotografias de objetos tiradas extremamente de perto e faça com que os alunos tentem perceber qual é o item usando adjetivos descritivos, como molhado, espinhoso, torto, pequeno, ou outras palavras que se relacionem com forma, tamanho ou aparência em geral.

Jogos de preencher os espaços

Contos podem ser um ótimo meio de praticar adjetivos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Crie um conto usando uma vasta gama de preposições, adjetivos, substantivos e verbos. Remova algumas partes principais e faça com que os alunos apresentem substituições sem saber o contexto completo. Revele-o então com as novas partes do discurso, e faça com que um aluno leia a história boba e, por vezes, estranha, para a classe. Forneças jogos de completar os espaços com histórias de notícias de interesse geral, removendo as palavras chave, como adjetivos para descrever uma pessoa, lugar, ou animais, e preposições que representem a localização de cidades ou objetos; trabalhe com um time grande para completar as palavras que fazem a história mais descritiva e interessante. Ofereça folhas de exercícios de preenchimento de espaços com adjetivos e preposições para que os alunos façam em casa ou completem durante um momento de estudo individual.

Jogo do mapa das preposições

Seguindo as direções de um mapa, os alunos praticam as preposições

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Crie um mapa fictício com pontes, florestas, casas, ruas e talvez algumas criaturas de contos de fadas. Distribua cópias dele e faça com que os estudantes guiem o resto da classe para um destino da escolha deles, primeiramente usando preposições, por exemplo, "por cima da pponte" , "através da floresta" ou "no final da rua". Ou escolha um local no mapa e faça com que os alunos descrevam onde ele fica em relação a outros lugares. Por exemplo, pergunte, "Onde fica o correio?" e os alunos poderiam responder, "Fica na avenida principal, em frente à escola e ao lado do parque." Os alunos também podem praticar com jogos de adivinhação em pares ou grupos pequenos, com um estudante escolhendo secretamente um local e os outros membros do time fazendo perguntas usando preposições para adivinhar o lugar.

×