×
Loading ...

Exercícios para aumentar a altura corporal

Ao contrário de alguns mitos populares, não há muitos exercícios que você possa fazer para ficar mais alto naturalmente, especialmente se você já atingiu a idade adulta. A genética é o principal determinante na altura de adultos e a maioria dos adolescentes cresce, aproximadamente, de 18 cm a 25 cm durante a puberdade. No entanto, os exercícios que melhoram a postura podem fazer você parecer ser mais alto. Além disso, praticar atividades físicas regularmente irá ajudá-lo a ter uma bela aparência.

Aparentando ser mais alto (tall woman image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Postura sentada

Ao sentar-se em uma cadeira padrão de escritório, alinhe as costas no encosto da cadeira e não se desajeite nem incline-se para a frente. Mantenha os joelhos alinhados com o quadril ou, ligeiramente, mais altos do ele. Além disso, apoie os pés no chão. Sustente os ombros retos e ambos na mesma altura. Caso você assente muitas vezes em uma cadeira de escritório, certifique-se de que ela seja ergonomicamente projetada para proporcionar o melhor apoio para as costas. Faça pequenos intervalos para andar e se esticar sempre que possível.

Loading...

Postura ereta

Para parecer mais alto e melhorar a postura ereta, sustente o peso corporal sobre as bolas dos pés. Mantenha-os na mesma largura que os ombros e deixe os braços naturalmente relaxados. Seu pescoço deve ficar alinhado com o topo da sua coluna, ao invés de estar empurrado para a frente e os ombros devem estar na vertical. Não trave os joelhos para se endireitar. Durante uma prolongada permanência na postura ereta, transfira o peso do corpo de um pé para o outro ou alterne-o dos calcanhares para os dedos dos pés, para que não fique muito cansado nem dolorido.

Meia rolagem para trás

Muitos movimentos de ioga e Pilates esticam e alongam a coluna. Inclusive, este foi recomendado pelo Conselho Americano de Exercícios: sente-se no chão ou na cama com os joelhos dobrados à frente do corpo e as mãos apoiadas no chão atrás das coxas. Inspire, contraia os músculos abdominais e arredonde a coluna na forma de uma curva C, ao rolar suas costas a meio caminho do chão. Mantenha a posição por três respirações, depois role novamente para cima e repita o exercício de três a cinco vezes.

Peso

Caso precise perder ou ganhar peso, o fato de estar na faixa de peso ideal para a sua altura pode ajudá-lo a sentir-se mais proporcional em relação ao restante do corpo e confiante quanto à altura. A medição do índice de massa corporal é baseada na proporção altura-peso. Uma pessoa com 1,65 m de altura tem uma faixa de peso saudável de 52 kg a 65 quilos, aproximadamente. Estes intervalos não levam em conta as diferenças entre gordura e músculo, porque a musculatura pesa mais que o tecido adiposo. Uma pessoa saudável e com músculos grandes pode ficar fora desta margem sem ser considerada obesa. No entanto, como orientação geral, esta é uma boa maneira de determinar se você está em uma condição de peso saudável para a altura que possui.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...