×
Loading ...

Experimentos científicos com plantas para os alunos da Educação Infantil

Logo que os alunos da Educação Infantil começam a aprender conceitos científicos iniciais, eles estão aptos a aprender e aproveitar aulas sobre plantas. Experimentos dessa área permitirão que as crianças entre três e quatro anos aprendam as partes de uma planta, bem como que nutrientes as plantas necessitam. Atividades práticas vão deixar as crianças interessadas e reforçarão os conceitos ensinados nas aulas.

As crianças podem aprender a ciência básica das plantas (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Sementes de plantas

Uma das maneiras mais eficazes dos alunos aprenderem sobre plantas, suas partes e necessidades é envolvê-los no processo de crescimento. Forneça potes, terra e sementes para as crianças plantarem. Se possível, um recipiente plástico vai possibilitar que elas vejam toda a planta, incluindo sua raiz. Experimente com diferentes quantidades de luz ou água para ver quais plantas se destacam em todo o processo. O site Preschools 4 All sugere dar um frasco de esguicho para as crianças regarem as plantas, o que fornece um desafio motor além da aula de ciências.

Loading...
Um criança pode ajudar a plantar as sementes e observar os resultados (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Experimento sem sol

As plantas precisam de luz para produzirem o alimento necessário. Você pode ajudar as crianças a lembrarem desse fato com um experimento prático. O site First School sugere que o professor e o aluno coloquem uma tampa de lata de tinta ou um pedaço de madeira plano em uma parte da grama com um pedra em cima, de modo que não se mova. A sala pode verificar a grama embaixo da madeira durante alguns dias para observar o que aconteceu. Veja se as crianças descobrem por que essa grama está perdendo cor.

Cutivar uma batata-doce

As crianças vão aprender sobre anatomia vegetal e a ter paciência à medida em que ajudam a cultivar uma batata-doce em um jarro. Insira quatro palitos de dente no meio da batata para ajudá-la a apoiar nas bordas do jarro sem tocar no fundo. Coloque água de modo que o fundo da batata fique submerso. Conforme a água evapora, adicione mais para manter o mesmo nível. De acordo com o site Preschool Rock, algumas raízes devem desenvolver depois de alguns dias, e depois de mais alguns, sairão folhas. Em algumas semanas, as crianças podem plantar a batata-doce em um pote, mantendo as raízes sob a terra e as folhas por cima.

As crianças podem cultivar sua própria batata-doce (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Aipo colorido

Os alunos podem testemunhar como as plantas precisam de água usando aipo e vidros de água com corante. Um adulto deve cortar as partes superior e inferior do talo de aipo e, depois, cortá-lo em pedaços que podem ser mergulhados completamente na água. Coloque três gotas de corante em cada vidro, sugere-se utilizar vermelho ou azul. Em seguida, corte o aipo em intervalos regulares (duas em duas horas, quatro em quatro, 12 em 12, 24 em 24 e 48 em 48 horas) para ver os resultados. Os alunos devem encontrar o tempo que o aipo puxa toda a água da planta como mostrado pela coloração.

As crianças podem observar como as plantas bebem água usando aipo e corante alimentar (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...