×
Loading ...

Experimentos de feiras de ciências sobre o Sistema Solar

O Sistema Solar, com o Sol no centro, é complexo e fascinante. Ele é repleto de luas, cometas, asteroides e planetas, incluindo a Terra. Os planetas giram em torno do sol, obtendo o calor e a energia necessários para a manutenção da vida. Alunos do ensino fundamental podem usar diferentes aspectos do Sistema Solar para criar experimentos de feiras de ciências.

Crie um Sistema Solar utilizando bolas e linhas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Dias e noites

Como experimento para feira de ciências, observe a Lua por três ciclos. Faça um mapa do que você observou durante o dia e a noite, incluindo as mudanças. Faça observações com seus olhos e com um telescópio. Tire fotos das diferentes fases e da forma como a Lua aparece durante o dia e a noite. Observe o Sol, mas não olhe diretamente para ele, pois isso pode causar danos oculares permanentes. Em vez disso, veja como a luz do sol brilha em panelas de metal e como passa através do vidro com e sem água. Anote o estado do céu, repetindo o experimento em dias ensolarados e nublados. Veja os ângulos da luz e anote o calor gerado nos objetos utilizados. Verifique se e como os objetos absorvem ou desviam a luz solar. Explique como observar o Sol de forma segura juntamente com os resultados do seu experimento.

Loading...

Mudando de teorias

Há diferentes teorias sobre como o Sistema Solar começou. Pesquise sobre elas, focando apenas nas teorias científicas ou usando também as religiosas. Relacione-as com o conhecimento científico do período em que foram desenvolvidas e com o conhecimento científico atual. Relacione as teorias religiosas ao pensamento das pessoas que as desenvolveram e como elas podem ter conduzido algumas das teorias atuais. Crie modelos das diferentes teorias estudadas. Mostre as semelhanças entre elas e como o conhecimento as modificou.

Modelos

Use diferentes objetos para fazer modelos do Sistema Solar. Registre como os diferentes objetos utilizados mudam seu funcionamento e sua aparência. Simbolize as distâncias entre o Sol, os planetas e a Lua. Use bolas, balões, pratos de papel e copos. Corte as representações de uma cartolina, isopor ou metal. Pendure em pedaços de madeira ou cabides. Coloque em uma base de isopor. Ponha planetas ao redor do Sol. Mostre as distâncias relativas. Parte do experimento é mostrar o lado positivo e negativo dos materiais utilizados nesses modelos.

Energia

Faça um experimento que mostre como o Sol, o centro do Sistema Solar, produz calor. Escolha várias superfícies que se aqueçam facilmente ou não. Alguns exemplos são calçadas, o capô de um carro, papel alumínio, uma panela de metal, papel -- preto ou branco --, lenços e qualquer outra superfície que você desejar. Coloque os itens no sol por várias horas. Uma vez que as superfícies tenham absorvido o calor, use-as para cozinhar alimentos como ovos ou salsichas. Cronometre o tempo de cozimento. Anote quais superfícies cozinham os alimentos e quais não o fazem. Anote quais superfícies cozinham mais rapidamente. Usando suas anotações, mostre como o Sol fornece calor para a Terra, um planeta do Sistema Solar. Explique como a energia do Sol dá vida a todo o sistema.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...