×
Loading ...

Como explicar a energia solar pra crianças?

Com todo o mundo se concentrando na preservação ambiental, a maioria das crianças fica curiosa sobre o que podem fazer para ajudar. A energia solar é uma boa alternativa aos combustíveis fósseis, mas o conceito de aproveitar a energia do sol pode parecer muito abstrato para as crianças.

Muitas crianças ficam curiosas sobre como os painéis de energia solar funcionam (Solar image by Thomas Leiss from Fotolia.com)

O básico

Antes que uma criança possa entender as maneiras como o sol pode energizar os objetos, ela deve ser capaz de compreender os conceitos básicos por trás da energia e do sol. Explicar o conceito de energia pode ser um pouco mais difícil, mas pode-se dar exemplos mais simples de energia (dando corda em um brinquedo ou explicando como a eletricidade acende uma lâmpada) dará à criança uma ideia básica de como os objetos podem ser energizados.

Loading...

Traduzindo o básico

Como os objetos da vida diária precisam de energia para funcionar e o sol é uma bola gigante que produz calor, faz sentido que o calor do sol proveja energia a objetos que de outra forma precisariam de eletricidade. Mostre painéis solares às crianças e explique como eles capturamo calor que pode ser usado da mesma maneira que a eletricidade produzida no modo tradicional.

Experimentos

As crianças geralmente aprendem melhor vendo o conceito aplicado. Tente mostrar experimentos com o uso da energia solar. Experimentos simples incluem a produção de chá gelado com o calor do sol ou a criação de uma panela solar. As crianças podem também aprender com exemplos de objetos como calculadoras solares ou brinquedos que brilham no escuro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...