A diferença entre algas e protozoários
Seaweed Rocks image by Tomasz Cebo from Fotolia.com
Em muitos aspectos, o protozoário e a alga são bastante similares. Em termos biológicos, eles pertencem ao mesmo reino. Ambos são compostos por células eucarióticas, o que significa que possuem uma membrana ligada ao núcleo e outras estruturas celulares básicas. No entanto, o método de obterem energia, como todo organismo precisa, é muito distinto e esta é a diferença fundamental entre esses dois tipos de organismos.
Taxonomia
Taxonomia é a classificação dos organismos baseada em suas similaridades físicas. O sistema taxonômico de Lineu é o método atual que os cientistas utilizam para classificar todos os organismos vivos. Nesse sistema, os organismos são classificados em sete grandes divisões: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, com a categoria "reino" sendo a mais ampla e "espécie" a mais restrita, referindo-se a um único tipo de organismo. Por exemplo, o reino chamado "Animalia" inclui todos os animais, mas a espécie "Homo sapiens" refere-se a apenas uma criatura, os humanos.
Algas
A palavra "alga" remete a uma grande variedade de organismos de vários filos do sistema taxonomico, mas todos pertencem ao reino "Protista". Todas as algas contêm clorofila e podem produzir sua própria energia, como as plantas, e são consideradas vegetais. Algumas são unicelulares, enquanto outras são multicelulares, sendo a alga marinha um tipo multicelular muito conhecida.
Protozoários
O protozoário também pertence ao reino "Protista". Esses organismos são unicelulares e classificados pelo modo como se locomovem. Eles podem nadar usando flagelos, que são fios em forma de chicote, cílios ou pseudópodes, os quais são extensões da célula que se arrastam ou não se movem. A ameba é um tipo de protozoário muito conhecido. Alguns protozoários são responsáveis por doenças humanas, como a malária.
Diferenças
Algas e protozoários pertencem ao mesmo reino, o Protista, que é o reino em que se classificam muitos organismos que não se ajustam bem em outra categoria. Entre os protistas, incluem-se as algas, protozoários e micetozoários. A principal diferença entre a alga e o protozoário é que a alga consegue produzir o seu próprio alimento, como as plantas fazem, enquanto o protozoário ingere outros organismos ou moléculas orgânicas, como os animais fazem. Em termos científicos, as algas são "autótrofas" e os protozoários são "heterótrofos". O termo grego de origem "protozoa", na verdade, remete a esta diferença fundamental, com "pro" significando "primeiro" e "zoa" referindo-se a "animal".