Como extrair fontes de arquivos PDF?

Comstock Images/Comstock/Getty Images
Os documentos PDF são a solução para combinar configurações de escrita com conteúdo, de uma forma que páginas Web não conseguem fazer, pois elas estão limitadas às fontes instaladas no computador do usuário que acessa o site, mas os PDFs podem ter qualquer fonte incluída. Isso significa também que você pode extrair uma destas fontes para uso próprio. A maioria dos leitores de PDF não incluem uma forma de fazer isso, mas outras ferramentas estão disponíveis para facilitar esse trabalho.
Step 1
Use as ferramentas do Acrobat Reader da Adobe para descobrir quais fontes o PDF tem. Você provavelmente já tem o programa instalado em seu computador. Caso não tenha, ele está disponível gratuitamente. (Veja os links em Recursos). Simplesmente abra um PDF e clique em "Arquivo" e depois em "Propriedades" na barra de menu. Mude para a aba de fontes para ver a lista de todas aquelas que estão embutidas no documento.
Step 2
Extraia uma fonte de um PDF utilizando o Online Font Converter. Esta ferramenta online e gratuita agiliza o processo. Clique em "Skip login" (Pular login) e confirme que você não está fazendo nada ilegal. Clique no botão "Select fonts" (Selecionar fontes), mas abra seu PDF ao invés de um arquivo de fonte. Espere até que o processo termine e então escolha um formato para extrair a fonte: o ttf é geralmente a melhor opção. Um link aparecerá, permitindo a você baixar a fonte e usá-la como bem entender. O único inconveniente é que o Converter pegará apenas uma fonte por aquivo, o que poderá ser um problema caso seu PDF tenha muitas.
Step 3
Inicie o FontForge, se você é um usuário Linux. Este programa de código aberto é projetado para auxiliá-lo na criação de suas próprias fontes do início, mas inclui uma ferramenta fonte-de-PDF que permite a você extrair tantas fontes quanto queira. Simplesmente inicie o programa e escolha "Extract from PDF" (Extrair do PDF) no menu de Filtros da janela do Open Font. Clique em "OK" e escolha qual fonte você quer pegar da lista. Selecione "Compact" (Compacto) do menu de Codificação para retirar quaisquer caracteres não definidos e salvá-lo clicando em "File" (Arquivo) e "Generate Fonts" (Gerar fontes). Se você não tem Linux, mas quer usar o FontForge, você pode baixar um live CD do Ubuntu para rodar o sistema operacional sem perder nada em seu disco rígido e instalar o programa temporariamente na memória RAM de seu computador.
Referências
Recursos
Advertência
- Algumas fontes são protegidas por licenças que proíbem sua redistribuição. Pesquise sobre a fonte que você está extraindo para se manter, como Shakespeare diria: "Do lado da lei".
Sobre o Autor
Mark Keller has been writing everything from short stories to political commentary over the course of the past decade. He has written professionally since 2009 with articles appearing on LibertyMaven.com, Penguinsightings.org, Pepidemic.com and various other websites. He is a theater major at Hillsdale College in Michigan.
Créditos Fotográficos
Comstock Images/Comstock/Getty Images