Como editar fontes TTF
spike font image by Adrian Hillman from Fotolia.com
As fontes True Type, ou TTF, são usadas na maioria das aplicações de Windows, e também podem ser usadas por programas de Mac. Você pode editar e até mesmo criar suas próprias fontes, desde que sejam open-source (de fonte aberta, de direito livre). Existem vários programas que lhe permitem trabalhar com os aspectos básicos. Depois de você ver a quantidade de trabalho que leva criar cada caractere (ou "glifo"), apreciará os milhares de TTF disponíveis na internet.
Step 1
Abra o software de edição de fontes.
Step 2
Importe a fonte que você quiser editar, selecionando a opção "Importar" ou "Abrir" do menu "Arquivo". Normalmente você deve especificar se a fonte já está instalada no Windows ou se vai trabalhar com algum outro arquivo.
Step 3
Selecione o caractere, ou glifo, que você quer editar da galeria que aparece.
Step 4
Altere as curvas e contornos. Isto é feito selecionando as maçanetas (normalmente caixas vermelhas) que aparecem pelas bordas do glifo, e arrastando-as para alterar a forma das curvas.
Step 5
Adicione novos caracteres, se quiser. Selecione a opção de Adicionar glifo (normalmente encontra-se na barra de menu principal). Isto abre um menu com todos os caracteres possíveis na fonte. Selecione um que ainda não esteja definido. Isto abrirá uma tela de edição vazia. Você pode criar seu caractere por meio de curvas, usando a opção de "Adicionar". Além disso, você também pode importar uma imagem bitmap e traçar as curvas dela. Ao clicar em "Salvar", seu novo caractere aparecerá na galeria de glifos.
Step 6
Salve sua fonte, selecionando "Salvar" no menu "Arquivo".
Referências
Recursos
Dica
- Antes de começar a modificar uma fonte, certifique-se de que a aparência que você busca não esteja disponível como um download gratuito. Isto pode levar uma hora ou mais de busca, mas editar glifo por glifo leva muito mais tempo. Importar um bitmap para ajudar-lhe a traçar ou refinar um glifo é uma das formas mais fáceis de produzir fontes com boa aparência. Você pode modificar um caractere ampliado em um programa de desenho e depois importá-lo na tela de edição de glifos para obter um modelo para seu caractere novo ou revisado.
Advertência
- Você somente pode editar fontes open-source. Estas normalmente aparecem em Windows com um ícone que se vê como um "O". Se a fonte não aparecer na lista que seu editor de fontes mostra na fase de importação, provavelmente não é open-source.
- Salve sempre sua fonte como um arquivo novo antes de começar a fazer alterações. Se você salvar uma fonte depois de alterá-la, deverá fazer download de uma cópia nova e reinstalá-la.
Sobre o Autor
Scott Knickelbine began writing professionally in 1977. He is the author of 34 books and his work has appeared in hundreds of publications, including "The New York Times," "The Milwaukee Sentinel," "Architecture" and "Video Times." He has written in the fields of education, health, electronics, architecture and construction. Knickelbine received a Bachelor of Arts cum laude in journalism from the University of Minnesota.
Créditos Fotográficos
spike font image by Adrian Hillman from Fotolia.com