Faça você mesmo: caiaque de fibra de vidro com espuma

••• kayak image by Franc PodgorÅ¡ek from Fotolia.com

Há dois tipos básicos de caiaque: sit-in (a pessoa fica dentro) e sit-on (a pessoa fica sentada em cima). O caiaque sit-on é popular entre pescadores e mergulhadores pela facilidade de montagem e desmontagem da embarcação em águas profundas. Construir um caiaque pode ser complicado ou fácil, dependendo do projeto escolhido. O sit-on de isopor com fibra de vidro é um dos mais simples e consiste em um núcleo de isopor (espuma), coberto com diversas camadas de fibra de vidro. Pinte-o e tenha uma alternativa simples e rápida de navegar.

Passo 1

Corte o formato do casco no isopor com o serrote. Tenha paciência e o cuidado de deixar a parte superior plana. Mantenha as dimensões centrais básicas do isopor original para manter a estabilidade. Forme um recuo na parte superior do núcleo do isopor com uma faca. O recuo deve ser de 7,5 centímetros de profundidade e ter largura e comprimento suficientes para confortar as suas nádegas e pernas.

Passo 2

Anexe o tecido de fibra de vidro ao núcleo de isopor com a pistola de grampos. Estique bem para evitar rugas. Cubra todo o núcleo com tecido. Coloque grampos a cada 15 cm para segurá-lo firmemente contra o isopor. Se necessário, corte o pano com a tesoura para remover rugas. Grampeie as bordas de cada corte ao núcleo.

Passo 3

Cubra o tecido de fibra de vidro com epóxi, usando a espátula. Aplique uma camada espessa sobre toda a embarcação. Coloque outra camada de tecido no epóxi molhado. Alise a resina que cobre o pano com sua espátula e deixe o epóxi secar completamente. Aplique uma segunda camada espessa e deixe secar. Alise a fibra de vidro em sua lixadeira orbital com a lixa pesada, fazendo um movimento circular para evitar ranhuras.

Passo 4

Pulverize o caiaque com três demãos de tinta amarela, segurando a lata a vinte centímetros da superfície e disparando rajadas curtas, enquanto move a lata em um movimento lado a lado. Permita que cada camada de tinta seque completamente antes de aplicar a próxima. Lixe levemente cada camada à mão com lixa de grão extra fino, antes da próxima aplicação para dar brilho.

Passo 5

Aplique uma fina camada de epóxi ao caiaque com sua espátula. Permita que ele seque e lixe levemente com a lixadeira. Pinte o caiaque com três demãos de tinta amarela, permitindo que cada uma seque completamente antes da próxima aplicação. Lixe levemente cada camada de tinta à mão, usando a lixa fina em um movimento circular. Ponha o caiaque na água, sente e experimente.

Mais recentes

×