Por que meu sinal digital fica travando?

Comece verificando os cabos coaxiais

Chad Baker/Photodisc/Getty Images

Vai e trava, vai e trava: se o sinal digital de TV fica travando, mesmo quando você não apertou o botão "parar", isto poderá ser um problema técnico chamado "freeze framing" (congelamento de quadros) e é um indício de que algo está interrompendo o sinal. Verificar a instalação da sua casa poderá resolver o problema, e, se não, entre em contato com a empresa que fornece o sinal.

Examine os cabos

O congelamento de quadros indica que interrupções temporárias do sinal digital estão ocorrendo. Como os cabos coaxiais são responsáveis pela transmissão do sinal até a sua casa, é o melhor lugar para começar a verificar. Primeiro, procure cabos na sua casa que estejam dobrados, desgastados ou danificados. Em seguida, verifique as conexões dos cabos com a TV ou decodificador. O cabo deverá estar inserido até o fim e, caso não esteja, rosqueie os conectores até que estejam firmes.

Equipamento desatualizado

A sua própria televisão poderá ser a causa do problema. A frequência com que a televisão faz a varredura do dados do sinal digital e atualiza a tela é chamada de taxa de atualização. Medida em Hertz, um aparelho com uma taxa de atualização de 60 Hz é capaz de realizar 60 atualizações de quadros por segundo. Em alguns casos, especialmente em televisores antigos, o aparelho não é capaz de atualizar a imagem na mesma frequência que os dados são enviados. Isto poderá causar outros problemas também, como a pixelização (quadriculação) da imagem.

Restabeleça o decodificador

Um decodificador é responsável por receber o sinal digital, decodificá-lo e enviar a imagem para a sua televisão. Estes aparelhos recebem atualizações técnicas automáticas, direto da empresa fornecedora do sinal, mas só são atualizados após serem "resetados" (restabelecidos). Existem passos específicos para realizar tal procedimento, mas, de modo geral, desligar o aparelho, esperar cerca de 15 segundos e depois ligá-lo novamente deverá funcionar.

O problema não é na sua instalação

Se o problema ocorrer em somente um canal de televisão ou em canais locais, é provável que a causa não seja na sua instalação. Isto poderá ser um problema com estação de sinal, por exemplo uma interferência, poderá transmitir uma qualidade de imagem ruim. Em outros casos, a própria empresa fornecedora do sinal poderá estar causando os problemas, técnicos podem estar realizando uma manutenção temporária na localidade, entre outros.

eHow Brasil
×