Fatores responsáveis pela globalização

A globalização já é uma realidade nos dias de hoje

Comstock/Comstock/Getty Images

A globalização refere-se principalmente ao crescimento de elos globais e à organização da vida social em escala mundial. Também envolve a expansão da consciência global e determina o que faz com que as sociedades se mantenham unidas. Vários fatores contribuem para a força motriz da globalização atualmente.

Tecnologia da informação

Os avanços na tecnologia têm tornado possível compartilhar e processar informações entre nações e indivíduos independentemente da localização geográfica. A internet transformou o comércio, criando novas maneiras para os varejistas e seus clientes efetivarem transações. Uma queda no preço dos computadores também incitou o aumento do seu uso em países em desenvolvimento. Os sistemas de comunicação baseados na internet tornam mais fácil que pessoas com os mesmos interesses interajam e se encontrem.

Organização Mundial do Comércio

A Organização Mundial do Comércio desempenha um papel vital reduzindo barreiras ao comércio de bens e serviços. A globalização encorajou vários países a estabelecerem acordos comerciais. Os países comprometidos nesses acordos aumentam o acesso de seus produtos a mercados estrangeiros. Muitos países escolhem participar de organizações para aumentar a prosperidade econômica e o potencial de crescimento.

Migração humana

A migração humana envolve movimento físico de pessoas de uma área para outra. Desde a Primeira Guerra Mundial, o custo da migração tem declinado cada vez mais. Os custos mais baixos tornam mais fácil a viagem de indivíduos para outras nações. Os motivos que levam algumas pessoas pessoas a se mudarem com suas famílias para outro país incluem guerras, conflitos políticos ou a procura de melhores oportunidades de emprego. Muitos se mudam para os Estados Unidos, por exemplo, -- uma nação de imigrantes -- motivados por uma ou mais dessas razões.

Transporte

O transporte é necessário para conectar o comércio internacional com a produção e o consumo doméstico. Melhorias nos transportes tornaram possível entregar itens frescos rapidamente a outros países. Os navios cargueiros oceânicos conseguem entregar até 150 mil toneladas de bens para todo o mundo. A integração com o sistema de transporte doméstico, como estradas de ferro, torna as entregas mais eficientes e menos propensas a interrupções.

eHow Brasil
×