Como são feitos os ursinhos de pelúcia?
Manufacturing teddy bears, c.1915
"Ursinho de pelúcia" é o nome tradicionalmente dado a um urso de brinquedo com um corpo comprido e uma corcunda traseira que pode ser colocado em posição sentada e que é feito de pelo de cabra. Hoje, qualquer urso peludo de brinquedo é chamado de ursinho de pelúcia. Os primeiros ursos de pelúcia produzidos comercialmente foram feitos em 1894 pelo fabricante de brinquedos alemão Gebruder Sussenguth. Alguns anos mais tarde, a Steiff lançou uma linha de ursos de brinquedo. Foi só em 1906 que as crianças foram introduzidas ao "Teddy Bear" de EJ Horsman, um fabricante americano de brinquedos. Cada um dos primeiros ursinhos foi criado com uma cobertura de "pele" única. Os ursos Sussenguth e Steiff tinham pelo de cabra em seu revestimento. Em 1954, a fabricante galesa de brinquedos Wendy Boston introduziu ao mercado um urso com pelo sintético e lavável. Alguns ursos colecionáveis atuais de brinquedo ainda são feitos de pelo de cabra, mas a maioria é construída com o uso de pelo sintético, mesmo que eles não sejam destinados à lavagem.
Primeiros modelos de ursinhos
Padrões e corte
Cada urso produzido comercialmente é cortado a partir de pedaços de tecido com o uso de um molde. Empresas grandes usam máquinas de corte, enquanto fabricantes menores cortam as camadas de tecido à mão. O corpo é costurado a partir de quatro peças individuais, resultando em uma costura central no meio do urso. Os braços e as pernas são cortados usando-se peças padrão ou modelos de metal. A maioria das pernas de urso tem peças dianteiras e traseiras, apesar de alguns projetos mais complicados usarem um padrão de pata separado para criar uma "mão". A parte traseira da cabeça é cortada a partir de duas peças de molde, e pelo menos três partes de moldes são utilizadas para a parte frontal da cabeça e da face. As empresas patenteiam e protegem seus modelos e padrões, particularmente aqueles para o focinho e para a seção ocular do urso. Projetos de orelhas usam um mínimo de dois moldes para cada lado. A maior parte dos ursos importados é construída em operações de costura de grande porte com um operador de máquina realizando apenas uma costura no brinquedo por horas a fio. Um supervisor move as peças para que vários operadores completem o corpo e a cabeça.
Estofando os ursos
O estofamento interno de ursos de pelúcia é muito variável. Os primeiros ursos eram estofados com palha dura, o que dava a eles uma aparência pedregosa. Os acolchoados eram tão resistentes que muitos ursos antigos não perderam nada de seu estofamento interno, mesmo depois de mais de um século. A empresa Dean's Rag Book Company vendia, em 1908, ursos impressos de pano para corte e costura com indicações que pediam que as costureiras enchessem os ursos com pedaços de pano e penas. Com a passagem dos atos de proteção ao consumidor, o estofamento dos ursos de brinquedos passou a ser regulado e a incluir requisitos, como a utilização de estofados recém-fabricados, geralmente uma mistura de materiais de poli-espuma. Os primeiros ursos fabricados comercialmente eram estofados à mão, mas hoje em dia esse procedimento é feito por máquinas que movem os brinquedos por uma linha de montagem. Depois que um urso está "recheado", os trabalhadores usam máquinas de costura comerciais para fechar o pequeno buraco deixado aberto para inserir o estofado interno.
Adicionando outras características
O último elemento em cada urso de pelúcia são suas características faciais. Os primeiros ursos de pelúcia não passariam nos testes rígidos de padrões de segurança que estão em vigor hoje em dia. Os primeiros fabricantes, como a Steiff e a Horsman, inseriam olhos de vidro no exterior das peles. Os narizes também eram feitos de vidro. Os designs dos ursos modernos são seguramente testados e, quando a aprovação oficial é dada, eles passam a ser produzidos em massa usando um fecho de segurança especial colocado na parte traseira do nariz e dos olhos para protegê-los contra a remoção. Algumas empresas anexam os olhos nas peças de tecido antes de eles serem costurados, enquanto outras inserem os traços de plástico do rosto depois que o corpo do urso é costurado, mas antes de o estofado ser inserido.
Mais Artigos
10 coisas que podem ser feitas com couro de jacaré ou crocodilo→
Como amarrar o lenço árabe de cabeça→
De que materiais as Barbies são feitas?→
Os diferentes tecidos para capas e jaquetas de chuva→
Qual é a diferença entre um alfaiate e uma costureira?→
Como é o vestuário operacional dos bombeiros?→
Recursos
Sobre o Autor
Lee Grayson has worked as a freelance writer since 2000. Her articles have appeared in publications for Oxford and Harvard University presses and research publishers, including Facts On File and ABC-CLIO. Grayson holds certificates from the University of California campuses at Irvine and San Diego.
Créditos Fotográficos
Manufacturing teddy bears, c.1915