Como são feitas chuteiras de futebol?
Em comparação a outros esportes, o futebol requer uma engrenagem mínima. Em termos de importância, chuteiras de futebol são secundárias apenas para a bola. As chuteiras afetam diretamente o desempenho do jogador. Para acomodar as suas diferentes necessidades, chuteiras de futebol são meticulosamente fabricadas a partir de uma variedade de materiais. Quando produzidas adequadamente, um bom par de chuteiras pode fazer você sentir como se elas fosse uma segunda pele.
História
Pixland/Pixland/Getty Images
De acordo com Soccercleats101.com, o rei Henrique VIII foi o proprietário do primeiro par de chuteiras gravadas de futebol em 1526. As primeiras chuteiras tinham o formato de cano alto e eram botas de couro com cadarços. Fixadas nas solas da chuteira, pregos de metal davam aos jogadores uma melhor posição em campo. Quando as travas de metal foram banidas em 1890, o site Futebol Fanatic.com relata que elas foram substituídas por novas travas de couro. "Travas eram colocadas para evitar pontos de pressão isoladas e irritação desnecessária do pé... a formação comum era de seis pinos, dois distais e próximos à cabeça dos metatarsos e dois na face posterior do calcanhar." Em 1924, as chuteiras avançaram consideravelmente quando Adolf e Rudolf Dassler começaram uma empresa de calçados na Alemanha. Segundo o site Footbal 365.com, suas chuteiras tinham seis ou sete pregos substituíveis, pregos que poderiam ser trocados." Em 1948, Rudolf saiu da sociedade e fundou a Puma, enquanto Adolph fundou a Adidas. Ambas as empresas têm estado na vanguarda de chuteiras há décadas.
Materiais
Martin Poole/Photodisc/Getty Images
Embora os materiais sintéticos, como a microfibra de poliuretano, têm melhorado consideravelmente em qualidade, o couro é o preferido para a parte superior da chuteira. Com a sua textura durável macia, o couro de canguru é confortável e esculpe a forma do pé. A opção mais barata é a de couro de grão, que é durável, mas rígida. Nos últimos anos, a pele de cabra também tem sido usada na produção de chuteiras de futebol. Materiais adicionais incluem rendas, forro, espumas e reforços.
Medição e inspeção
Image Source/Photodisc/Getty Images
Inspecionar materiais para defeitos e cor apropriada é o primeiro passo na fabricação de chuteiras. Em seguida, a máquina imprime vários padrões superiores da pele externa.
Corte e preparação
Stockbyte/Valueline/Getty Images
No processo de corte, os programas de computador calculam o uso mais eficiente do material, evitando desperdícios. De acordo com o site First Pullover.com, "Fôrmas de metal, que são como fôrmas de cortar biscoito, são usadas como uma grande máquina de estampagem." As máquinas cortam facilmente várias camadas de material sintético. Com couro, cada camada superior deve ser cortada cuidadosa e individualmente. Marcas especiais de materiais asseguram que os pedaços de tecido cortados sejam mantidos juntos na montagem.
Costura
Martin Poole/Photodisc/Getty Images
Usando uma serigrafia, os cabedais são impressos com desenhos e, em seguida, enviadas para serem costuradas. Seguindo as orientações impressas em cada pedaço de material, trabalhadores costuram juntamente a língua, o forro, a parte dos cadarços e a sola. Buracos são feitos para os cadarços.
Durável
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
O processo duradouro molda a chuteira. Usar o "cimento" ou tecnologia de "placa" dá mais rigidez ao sapato, e a parte superior é esticada e formada em torno de um molde. O cimento é aplicado entre a parte superior e a palmilha, juntando os dois. Os lados de um sapato de couro são muitas vezes feitos à mão para controlar melhor a tração na parte superior.
Montagem
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images
Finalmente, os componentes da chuteira estão prontos para a montagem. A parte superior está colada à sola intermediária e a sola exterior. O revestimento e o cimento estão aplicados à sola. Esta etapa impede o sapato de separar durante o uso agressivo. De acordo com a Firts Pullover, "Isso deve ser feito com muito cuidado para garantir que a sola seja colocada de forma alinhada com a parte superior. A biqueira é colocada primeiramente, depois o calcanhar e, em seguida, a área central é prensada no devido lugar." Com a pressão sustentada, uma máquina une a sola com a parte superior. Finalmente, vários rebites metálicos, ou pinos, são colocados à parte inferior da chuteira. O controle de qualidade inspeciona cada sapato para identificar anormalidades.