×
Loading ...

Ferramentas para trabalhos mecânicos em aeronaves

As principais ferramentas necessárias em conserto de aviões são chaves inglesas, chaves de fenda, espelhos, entre outras presentes na maioria das caixas de ferramentas de um mecânico. Alguns mecânicos de aeronaves precisam soltar parafusos e apertar porcas, bem como pregar emendas com rebites metálicos ou cortar quadros de alumínio, uma vez que quase toda a estrutura exterior de uma aeronave é feita desse material. É por isso que ferramentas especializadas para trabalho com metal são comuns entre os mecânicos de aviação.

Cada mecânico de aviões precisa de um conjunto completo de chaves de fenda (Screwdriver image by Yuri Tuchkov from Fotolia.com)

Espaçador de rebites

As chapas metálicas normalmente são instaladas com rebites. Muitas vezes eles precisam ser pregados em linha. O espaçamento exato depende da área e do tamanho da reparação, da espessura do material e de outros fatores. Um espaçador de rebite é um dispositivo que se estende como um acordeão e contém furos espaçados igualmente. Quando o espaçador se estende, o espaçamento dos furos também aumenta. Essa ferramenta pode ser configurada para medir determinados cenários de espaçamento de rebite.

Loading...

Rebitadeiras

Um espaçador de rebites seria inútil sem uma rebitador. As pistolas rebitadeiras usam a pressão do ar para enfiar os rebites carregados. Quando o rebite é aplicado em uma barra de metal, o impacto o comprime achatando sua parte traseira e prendendo duas ou mais peças.

Rebites com cabeça sólida universal são instalados com uma pistola rebitadeira movida a ar (rivets image by Stepanov from Fotolia.com)

Extratores de rebites

Os extratores de rebites usam a pressão manual ou pneumática para arrancar os rebites. Rebites cegos não fornecem tanta integridade estrutural como rebites sólidos, mas eles podem ser usadas em locais onde os sólidos não forem acessíveis.

Alguns rebites cegos podem ser instalados com a pressão de uma mão em um extrator de rebite (riveter and rivets image by Christopher Dodge from Fotolia.com)

Esmerilhadeiras

As esmerilhadeiras oferecem grande versatilidade para mecânicos de aeronaves. Essas ferramentas podem ser equipadas com diversos acessórios para lixar, polir ou mesmo cortar chapas e formas de metal e outros materiais. A maioria dos reparos estruturais não pode ser realizada sem esse equipamento.

Furadeiras

As furadeiras são outra ferramente básica de mecânico de aviões. Os rebites são elementos de fixação semi-permanentes. Eles podem ser removidos, mas não como um parafuso. A melhor maneira de removê-los é fazer uma perfuração no seu centro. Além disso, os mecânicos de aeronaves precisam, muitas vezes, criar chapas de alumínio, titânio ou aço para reparos. A menos que essas peças de reparos já venham prontas do fabricante, cada buraco de rebite precisará ser perfurado pelo mecânico.

Furadeiras portáteis são populares em linhas de aviação, mas os mecânicos de hangares preferem furadeiras pneumáticas (drill image by Albert Lozano from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...