Ferramentas usadas nas escavações de arqueologia egípcia

Handout/Getty Images News/Getty Images
Os arqueólogos que trabalham em um sítio de escavação egípcio usam várias ferramentas para escavar e remover os artefatos de maneira segura. Se por um lado estas podem ser adquiridas em lojas especializadas, cabe enfatizar que muitas são equipamentos comuns de uso doméstico ou de jardinagem que podem ser encontrados em lojas de ferragens ou de artigos para casa.
Ferramentas de escavação grandes
Em alguns sítios arqueológicos, grandes quantidades de areia ou solo sobreposto precisam ser removidos antes que os arqueólogos comecem a escavação. Equipamentos como uma retroescavadeira ou uma escavadeira são usados para esta tarefa. As preparações da pesquisa de campo são feitas antes da escavação para garantir que o maquinário grande não remova solo demais e estrague os artefatos abaixo.
Ferramentas de escavar
Depois que o sítio é preparado, os arqueólogos podem escavar à procura de artefatos. Cada pessoa trabalha em uma área quadriculada específica e usa sachos, brocas de solo, pás, ancinhos e enxadas para descobrir itens no chão. Baldes, pás de recolher poeira, vassouras e carrinhos de mão removem areia e terra do local em estudo.
Ferramentas de escavação finas
Uma vez que um artefato é descoberto, o arqueólogo remove cuidadosamente a areia e a terra em volta dele com ferramentas finas de escavação. As ferramentas incluem pás, picaretas, paquímetros, pincéis e espátulas odontológicas. Além de pequenos equipamentos, como peneira de malha vibratória, fita métrica, metro e uma balança; que ajudam o arqueólogo a encontrar pequenos fragmentos de cerâmica, madeira e ossos.
Ferramentas de registro
Um arqueólogo não só escava artefatos, mas também registra diariamente observações sobre os itens e o sítio. Papel, lápis, máquinas fotográficas, câmeras de vídeo e gravadores são importantes ferramentas para documentar pequenos detalhes que serão importantes uma vez que a escavação tenha sido feita e que os artefatos tenham sido dirigidos para um museu ou laboratório.
Referências
- Archaeology for Dummies; Nancy Marie White; 2008 [em inglês]
- The Archaeology Handbook: A Field Manual and Resource Guide; Bill McMillion; 1991 [em inglês]
Recursos
- An Introduction to the Archaeology of Ancient Egypt; Kathryn Bard; 2007 [em inglês]
Sobre o Autor
Cindy Orlowski has worked in public relations and publications for more than 24 years. She has a master's degree in public relations from the University of Southern California and a bachelor's degree in journalism from the University of Massachusetts.
Créditos Fotográficos
Handout/Getty Images News/Getty Images