Fertilizantes matam tocos de árvores?
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
O problema de se livrar de tocos de árvores surge mais cedo ou mais tarde em quase todos os jardins. Embora seja fácil remover tocos de árvores novas com um pouco de escavação e corte na raiz, não é tão simples com árvores maiores. Pode demorar até uma semana de trabalho duro para cavar um toco de 15 cm de diâmetro escavando e arrastando-o para fora com um guincho. A outra opção é deixar os tocos apodrecerem. Os fertilizantes podem ser utilizados para matar os tocos, uma vez que que o nitrogênio no fertilizante pode decompor o toco.
Uso de fertilizantes para matar tocos de árvores
As árvores têm raízes muito profundas, e isso é a principal razão pela qual os seus troncos são muitas vezes quase impossíveis de remover. Elas são propensas a voltar a crescer novamente se seus troncos não forem removidos ou destruídos. Utilizar fertilizantes é uma maneira natural de matar o toco. Após a árvore ser cortada, faça vários furos profundos no toco e preencha-os com um fertilizante de nitrogênio. O nitrogênio alimenta os fungos presentes no toco, que começarão a decompor a madeira. Embora o nitrogênio esteja trabalhando para desenvolver os fungos, mantenha o local úmido. Quando os fungos estiverem bem desenvolvidos, eles começarão a decompor o toco, que morrerá.
Sal de Epsom e halita
Outro método para destruir o toco de árvore é a aplicação de sal de Epsom ou halita nas raízes. Primeiro, corte a árvore o mais perto do chão possível. Cubra o toco e as raízes generosamente com sal e cubra com terra. É possível que a árvore não volte a crescer novamente. Os sais matam as raízes e impedem o toco de crescer.
Soda cáustica
A soda cáustica também ajuda a matar tocos de árvores. Faça uma solução de soda cáustica misturando uma parte de soda cáustica com duas partes de água. Derrame generosamente no toco. Demorará três ou quatro aplicações de mistura para matar o toco totalmente.
Referências
- “Garden Rescue;” Richard Bisgrove; 2007
Sobre o Autor
Irum Sarfaraz is a freelance writer with over 20 years of nonfiction writing experience in newspaper op-eds and magazine writing, book editing, translating and research writing. Sarfaraz is originally from Pakistan and has been published in both American and Pakistani newspapers and magazines. She holds a Bachelor of Arts in English literature, and diplomas in nonfiction writing.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images