Pregos de cobre e árvores

Cobre oxidado pode matar árvores

copper pennies image by Joseph Pierce from Fotolia.com

As árvores, assim como os humanos, são suscetíveis a infecções e doenças quando machucadas, especialmente se a causa do ferimento é venenosa. Logo, pode ser necessário remover a árvore por razões visuais ou de segurança. Nesses casos, jardineiros costumam usar pregos de cobre e, já que eles matam a árvore completamente, não sobram tocos para retirar.

Lesão nas árvores

Nos casos em que se mata uma árvore por lesões, o cobre no prego não causa tanto dano quando o ferimento infligido por ele. Pregos de cobre muito longos colocados no tronco de uma árvore podem perfurar o câmbio vascular ou a casca interna. O câmbio corresponde à hipoderme dos humanos. Se essa pele interna for perfurada, infecções e doenças podem penetrar e causar problemas à planta. Além disso, colocar pregos em árvores causa estresse pois ela precisa reparar o dano. O estresse faz com que as árvores fiquem mais propensas a atrair infecções e insetos.

Envenenamento por cobre

De acordo com a Penn State Extension, o cobre brilhante e imaculado não pode matar uma árvore. O cobre oxidado, entretanto, é coberto por um revestimento manchado que a planta pode absorver e metabolizar. Conforme o veneno se acumula no sistema da árvore, ela morre. Pode-se matar uma árvore dessa maneira colocando-se pregos oxidados de cobre no tronco, mas será mais rápido se você enterrar alguns pregos no solo ao seu redor ou colocar os pregos nas raízes visíveis. Já que as raízes são responsáveis pela nutrição da árvore, elas absorverão a ferrugem mais rapidamente.

Oxidando pregos de cobre

O cobre oxidado é, basicamente, cobre descolorido ou manchado. Fazer seus próprios pregos de cobre oxidado é simples, basta deixá-los nas intempéries do clima por algumas semanas. A chuva funciona particularmente bem, já que os minerais na água mancham o cobre rapidamente. Também é possível aquecer os pregos no forno até que fiquem pretos. Conforme esfriem, a camada preta irá diminuir e revelar o cobre oxidado.

Remoção de tocos

Um toco pode viver e brotar mesmo após a árvore ter sido cortada. Como as raízes permanecem intactas, tecnicamente o toco ainda está vivo. Em vez de tentar arrancá-lo do solo pelas raízes, enfraqueça-o com alguns pregos de cobre. Pregue alguns nas raízes e na parte superior. Pode demorar alguns meses, mas o toco eventualmente morrerá e começará a se desfazer. Após isso, é possível cavá-lo ou arrancá-lo sem muitos problemas.

eHow Brasil
×