Fissuras anais em crianças

Mudanças frequentes de fraldas podem ajudar a prevenir fissuras anais em bebês

little boy lying image by Maciej Zatonski from Fotolia.com

Uma fissura anal pode ser dolorosa para uma bebê e preocupante para os pais, mas este problema comum na infância é geralmente de curta duração. Pais que cuidam e limpam corretamente a área ocupada pelas fraldas podem ajudar a prevenir fissuras anais e aceleram a cicatrização, quando estas ocorrem.

Descrição

Uma fissura anal ocorre quando o revestimento da mucosa do ânus se rompe. Elas são comuns em bebês, e cerca de 80% dos bebês desenvolvem essas fissuras antes dos seus primeiros aniversários, de acordo com a Medline Plus. Em alguns casos, a fissura é uma pequena fenda formada na pele, mas, em outros, a única evidência é o sangue na fralda do bebé ou no lenço. Todo o sangue visto nas fezes deve ser relatado a um pediatra, para que ele possa avaliar se é uma fissura ou algo mais sério.

Causas

As fissuras anais em bebês estão, por vezes, ligadas a distúrbios subjacentes. Entre eles está a doença de Crohn, uma doença inflamatória do intestino. Em outros casos, a constipação pode causar uma fissura anal.

Tratamento

A maioria das fissuras anais em bebês se curam por conta própria. Os pais podem incentivar a cura, proporcionando mudanças frequentes de fraldas e a limpeza da área durante cada uma delas. Mas se a fissura não curar, a intervenção de um médico pode ser necessária. Um tratamento possível é uma mudança na dieta do bebê para aliviar a constipação. Caso a fissura se torne crônica, durando mais de seis semanas, o médico poderá até mesmo realizar uma cirurgia para relaxar o esfíncter anal, embora isso raramente seja necessário em bebês.

Prevenção

Em bebês, a principal forma de evitar fissuras anais é manter a área da fralda o mais limpa possível. A fralda deve ser trocada, assim que ficar molhada ou suja. Um pano macio deve ser usado para limpar o bumbum do bebê, devendo estar seco antes que uma nova fralda seja colocada. Para algumas bebês, a eliminação de certos alimentos, como os produtos lácteos, e a adição de fluidos à dieta, pode reduzir a incidência de fissuras anais.

Aviso

Remédios para hemorroidas de uso adultos não devem ser utilizados ​​em bebês, adverte o Baby Center. Estes produtos são projetados para uso em adultos e podem danificar a área anal sensível dos bebês e crianças pequenas.

eHow Brasil
×