Alguns alongamentos contorcionistas para iniciantes
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
Contorcer é a habilidade de alongar e dobrar além de seu limite normal de mobilidade. Muitos movimentos consistem em dobrar-se para frente ou para trás, em posições extremas. Devolver a flexibilidade necessária para fazer exercícios de alongamento contorcionista requer treinamento consistente e de longo prazo. Entretanto, existem alongamentos contorcionistas que são apropriados para iniciantes.
Alongamentos para iniciantes
Os exercícios devem aumentar de intensidade e dificuldade progressivamente. Alguns alongamentos para iniciantes incluem dobrar-se para frente, para os lados, para trás e alongamentos inicias para trazer as penas sobre a cabeça e para trás das costas. Para ver resultados significantes, faça o treinamento de alongamentos pelo menos três dias na semana, ou podem ser feitos diariamente. Faça cada alongamento por cerca de dez vezes.
Importância do aquecimento
É essencial quer você se aqueça adequadamente antes de participar de qualquer alongamento contorcionista. O aquecimento aumenta a temperatura dos músculos, o que permite que eles se alonguem mais e previne estiramento muscular durante os alongamentos. Um bom aquecimento consiste em cinco ou dez minutos de atividade aeróbica, como corrida ou bicicleta, seguidos de dez a 15 minutos de alongamento suave, preparando os músculos para atividades mais vigorosas.
Técnicas de alongamento
O exercício de inclinação frontal é realizado em pé, separando as pernas na largura do ombro ou um pouco mais. Apoie as mãos numa cadeira à sua frente. Mantenha os braços esticados e incline para frente, forçando os ombros e o peito em direção ao solo.
Para completar a inclinação lateral, em pé, separe as pernas em uma largura maior do que a dos ombros. Mantenha as costas eretas e coloque a mão direita no quadril direito ou na parte superior da coxa. Mantenha as pernas esticadas e incline-se para a direita. Conforme for inclinando-se, deslize a mão direita pela perna em sentido descendente.
Para começar a desenvolver flexibilidade e alongamento que lhe permitam fazer uma inclinação para trás, posicione os pés na largura dos ombros. Incline a cabeça para trás e empurre o peito para frente, criando um arco com suas costas.
Para começar a desenvolver flexibilidade para ser capaz de alongar as pernas por sobre a cabeça e atrás das costas, sente-se no chão com ambos os joelhos dobrados e as mãos posicionadas no solo, atrás de você. Cruze uma perna e posicione o pé sobre a outra coxa. Traga o joelho da perna que não está dobrada em direção ao seu peito.
Dicas e Advertências
Ao executar cada exercício de alongamento, movimente-se devagar e controladamente. Uma vez atingido o ponto de pequeno desconforto, mantenha a posição por 30 segundos. Você não vai conseguir atingir o máximo limite de movimento que muitos contorcionistas conseguem antes de uma significativa quantidade de tempo. Não empurre ou balance na tentativa de aumentar o alongamento. Além de não ser eficiente, isso ainda vai ativar o reflexo muscular e pode fazer com que você se machuque.
Mais Artigos
Exercícios de fisioterapia para lesão de hiperextensão do joelho→
Como fazer exercícios isométricos de quadríceps→
Exercícios para os tendões fibulares→
Quais músculos você trabalha em uma aula de spinning?→
Como ter quadris redondos e curvilíneos→
O melhor treino para bíceps em casa sem o uso de equipamentos→
Referências
Sobre o Autor
Kim Nunley has been screenwriting and working as an online health and fitness writer since 2005. She’s had multiple short screenplays produced and her feature scripts have placed at the Austin Film Festival. Prior to writing full-time, she worked as a strength coach, athletic coach and college instructor. She holds a master's degree in kinesiology from California State University, Fullerton.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images