Como formatar o cartão de memória em uma câmera Canon

••• Angela Tague

Formatar seu cartão flash ou cartão de memória compacto é um passo importante da fotografia digital. A formatação apaga fotos, exclui dados de extensões de arquivos e faz uma limpeza no drive de armazenamento. Esse processo, feito regularmente, pode prevenir erros de arquivo e dados corrompidos e criar mais espaço útil em seu cartão de mídia. Veja a seguir como formatar seu cartão de memória.

Passo 1

Salve todas as imagens do cartão de memória que deseja formatar. Faça um "back-up" em um CD, DVD ou outro dispositivo de armazenamento removível. O software de gerenciamento de imagens, no disco rígido do seu computador, também é um bom local de armazenamento.

Passo 2

Desligue a câmera. Insira o cartão de memória a ser formatado. Abra a tampa deslizante lateral na Canon SLR e insira com cuidado o cartão, com os pequenos furos virados para o lado interno da câmera. Feche a tampa plástica.

Passo 3

Ligue a câmera. Pressione o botão de menu na parte de trás do equipamento. Alterne entre os menus de ferramentas no topo da tela. Quando encontrar o menu que oferece a opção de formatação, aperte para baixo até destacar a palavra "Format".

Passo 4

Pressione o botão "Set", na parte de trás da câmera, para selecionar a função de formatação na câmera. Leia o aviso que pede para confirmar que realmente deseja apagar todos os dados do cartão de memória. Se deseja fazer isso, aperte o botão "Set" novamente para confirmar a opção.

Passo 5

Observe a barra de tarefas na tela da câmera Canon. Ela mostrará o progresso da formatação. Esse processo não leva mais do que um minuto, frequentemente menos, dependendo da capacidade do cartão e da quantidade de dados que serão apagados.

Passo 6

Note que, após completar a formatação, você retornará ao menu. Pressione o botão "Menu" para sair desta tela. Pressione o botão triangular de exibição, na parte de trás da câmera; você deve receber a mensagem "No images" ou "No data" se a formatação foi efetuada corretamente.

Mais recentes

×