Como formatar um SSD

••• Joe Raedle/Getty Images News/Getty Images

Embora muitas pessoas utilizem discos rígidos, as vantagens de possuir um SSD o torna uma opção atraente. As unidades de estado sólido (SSD) não possuem partes móveis, portanto as chances de batidas causarem danos ou mau funcionamento são reduzidas. Esses dispositivos também levam menos tempo para encontrar arquivos e não precisam de energia para manter os dados, o que resulta em um menor gasto energético e maior expectativa de vida das baterias de notebooks. Outra vantagem é que eles são executados de maneira discreta. Agora, tudo o que você tem a fazer é particionar e formatar o SSD com suas especificações preferenciais. Esse artigo focará nas instruções para o sistema operacional Windows.

Passo 1

Certifique-se de possuir uma cópia de segurança de todos os arquivos do SSD. A formatação irá limpar totalmente a unidade.

Passo 2

Pressione o botão "Iniciar". Encontre a opção "Painel de Controle", clique nela e, ao abrir, selecione "Ferramentas Administrativas".

Passo 3

Clique duas vezes em "Gerenciamento do Computador" e selecione "Gerenciamento de Discos". Ao fazer isso, uma lista de unidades de disco será exibida.

Passo 4

Dentro da seção de espaços de discos não alocados, clique com o botão direito e selecione "Nova partição". Clique em "Avançar" quando o assistente de nova partição aparecer. Depois de selecionar a partição primária e pressionar "Avançar", deixe o tamanho da partição na configuração padrão e clique novamente em "Avançar". Atribua a letra da unidade e clique em "Avançar" mais uma vez.

Passo 5

Procure a opção que diz "Formatar essa partição com as seguintes configurações". Escolha "FAT32" ou "NTFS" no campo denominado "Sistemas de arquivos". A opção "NTFS" é recomendada para unidades maiores que 32GB. Clique em "Concluir" quando a formatação estiver completa.

Mais recentes

×