Formigas de asas pretas que picam
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
As formigas de asas pretas que as pessoas geralmente observam durante os meses de primavera e verão não são de uma só espécie, como muitas pessoas acreditam. Embora existam algumas formigas com asas, como uma regra, as que vemos são formigas comuns que por um curto período de tempo vão para o ar para acasalar. Estas formigas aladas podem ser ou não pretas, embora as pretas sejam mais comumente vistas. Também não é raro de se ver grandes enxames de formigas voando ao redor de árvores ou outros lugares altos. Às vezes, elas também podem ser vistas nas casas.
Informação básica
John Foxx/Stockbyte/Getty Images
Como insetos sociais, as formigas colonizam. Uma rainha estabelece estas colônias, embora a maioria das rainhas que tentam isto não sobrevive, e este é o motivo pelo qual inicialmente existem muitas fêmeas. A rainha é uma fêmea madura que inicialmente tem asas e pode viver até 15 anos. Depois que ela acasala, ela perde suas asas, deixando apenas seus músculos das asas, que são usados como uma fonte de nutrientes para o seu corpo se alimentar enquanto sua colônia está sendo desenvolvido. A colônia cresce e é povoada por formigas trabalhadoras não reprodutoras.
Criando colônias potenciais
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Quando uma colônia é estabelecida - o que leva vários anos - ela irá direcionar seus esforços na formação de novas formigas que serão capazes de se reproduzir. Estas novas formigas são do enxame das formigas aladas que as pessoas vêem com frequência. Algumas são fêmeas, mas a maioria são machos, e as fêmeas são rainhas em potencial de novas colônias. Elas podem ser identificadas como formigas ao invés de cupins por suas antenas dobradas, tórax dividido, cabeça larga e abdômen. As asas também são transparentes, com veias claramente visíveis.
Acasalando
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
As formigas recém-criadas permanecem no ninho até o tempo adequado para o acasalamento ocorrer, que pode ser algumas vezes por ano. Isto é geralmente depois de três a cinco dias de chuva pesada. A ativação do comportamento de enxame geralmente está sincronizada para que outras colônias na região se agrupem. Isto significa que números maiores de formigas voadoras podem aparecer e desaparecer repentinamente. O comportamento de acasalamento geralmente acontece todo em um só dia, em que todos os machos morrem. As fêmeas, no entanto, se dispersam e procuram por novas áreas para estabelecer suas próprias colônias.
A mordida
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images
Uma vez que as formigas voadoras tendem a ocupar a área em que acasalam, elas geralmente entram em contato com as pessoas. Isto é especialmente verdadeiro para formigas que têm ninhos dentro de construções, como as formigas carpinteiras. Embora as formigas não piquem, as formigas carpinteiras podem dar uma mordida dolorosa com as suas pinças e podem espalhar ácido fórmico na mordida, o que pode causar dor. Também existem algumas espécies de formigas em que as trabalhadoras sempre possuem asas e nunca as perdem, então se você está vendo estas formigas ao decorrer de todo o verão, pode ter um ninho delas por perto.
Referências
- Universidade do Estado do Colorado: Formigas voadoras por Whitney Cranshaw (em inglês)
- Universidade da Flórida: formiga carpinteiras, formigas touro, formigas tortugas carpinteiras (em inglês)
- U.S Forest Service: Formigas carpinteiras: Pragas de insetos para produtos de madeira - Novembro, 1982 (em inglês)
Recursos
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images