Como fazer franjas nas bordas de um tecido?

Tecidos de fios entrelaçados são mais fáceis de desmanchar

scarfs image by William Burnett from Fotolia.com

Quando você deseja fazer franjas nas bordas de um tecido, tudo o que há a fazer é desmanchá-lo, simples assim. O processo consiste em puxar fios, um a um, a partir da trama do tecido, em uma direção, para que os fios restantes fiquem soltos. Lã, linho e outros tecidos de fios entrelaçados funcionam melhor para a criação de franjas. Para determinar se um tecido vai comportar bem a franja, "belisque" a borda com as unhas e puxe - se os fios se separarem facilmente, você obterá bons resultados.

Step 1

Estique as pontas do tecido onde você quer fazer franjas. Se você usar a tesoura, posicione a régua e marque uma linha reta até a borda, com lápis de tecido ou giz de alfaiate. Corte ao longo da linha traçada. Se optar por usar um cortador rotativo e esteira de corte, coloque a borda do tecido sobre ela e posicione a régua sobre o tecido para que as partes desiguais da borda se estendam além da régua. Certifique-se de que a extremidade da régua esteja alinhada com a linha de corte na esteira. Segure a régua firmemente com uma mão enquanto rola o cortador rotativo ao longo da régua. Mova o cortador rotativo em direção oposta a você, em vez de em sua direção. Descarte os pedaços cortados de tecido. Repita para cada extremidade de tecido que deve ser corrigida.

Step 2

Determine o comprimento da franja que você deseja. Meça essa distância a partir da borda do tecido e desenhe uma linha usando a régua e lápis de tecido ou giz de alfaiate, faça isso para cada lado do tecido onde você queira uma franja. A linha deve correr paralela à borda do tecido, estendendo-se por toda a volta, caso você queira fazer franjas em toda a peça.

Step 3

Costure ao longo da linha marcada. Se estiver usando uma máquina, costure um ponto em ziguezague estreito ao longo da linha. Se for costurar mais de uma borda do tecido, vá girando nos cantos e continue a costura em ziguezague ao longo da linha e, se tiver costurado à mão, dê um ponto atrás. Se for costurar mais de uma borda do tecido, dê um ponto para trás ao longo da linha para o canto. No canto, traga a agulha para trás e para cima através da extremidade do ponto final, gire o tecido e continue a costura ao longo da linha traçada da próxima borda. Repita a operação para cada canto.

Step 4

Puxe para soltar o fio superior que segue paralelo à linha costurada ao longo de uma borda, este é o fio transversal. Use a ponta de uma agulha de costura para soltar o fio caso esteja difícil separar o tecido. Delicadamente, extraia a linha toda, isso produzirá uma franja curta de fios soltos que correm perpendicularmente à linha costurada, esses são os fios longitudinais. Continue a puxar os fios transversais, um por um, revelando cada vez mais franjas. Pare quando chegar à linha de costura. Se for fazer as franjas em mais de uma borda do tecido, termine de puxar os fios em uma borda e em seguida vire o tecido. No canto, os fios transversais da borda anterior se tornam os fios longitudinais dessa borda. Comece com a linha do topo, como feito antes, e puxe cada uma até chegar à linha de costura. Repita a operação para cada borda.

eHow Brasil
×